quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Os Botecos Estrelados do Rio de Janeiro - Guia Rio Botequim 2010 começa a divulgar os destaques

Amigos Botequeiros, está chegando a hora de conhecer o guia estrelado, literalmente, o Guia Rio Botequim 2010, editado pela Casa da Palavra e escrito e pesquisado pela unanimidade em pessoa, o Lorde dos Botecos, Guilherme Studart.
Pegando carona no furo de reportagem do meu amigo, excelente jornalista e botequeiro de carteirinha, Joaquim Ferreira da Coluna GENTE BOA do Segundo Caderno do O GLOBO, faço repercurtir os 9 bares que receberam a apontuação máxima do Guia, ou seja, as 3 estrelas.

O Oscar dos Botecos Cariocas. São Eles:

Aconchego Carioca (Praça da Bandeira)
Adonis (Benfica)
Bar Lagoa (Lagoa - Ipanema)
Bracarense (Leblon)
Cervantes (Copacabana)
Jobi (Leblon)
Nova Capela (Lapa)
O Original do Brás (Brás de Pina)
Pavão Azul (Copacabana)


Devemos parabenizar ao Guilherme pela idéia, concepção e execução, valorizando assim um dos ícones da cultura carioca, a cultura suburbana dos botequins, quase perdida, mas resgatada e que cresce com os Festivais e com as Caravanas.

Parabéns Botequeiros, Donos de Botequim, Jornalistas gastrônomicos, Chefs que comparecem e valorizam a baixa gastronomia, ao Guilherme, a Casa da Palavra e aos Patrocinadores.

Como é de conhecimento de todos, frequento normalmente todos os bares listados acima. Na sexta estive até 05 horas da manhã com Chico da Curimba comendo um Filé Parmegiana a francesa no Capela, após saírmos do Samba da Laje no Santa Luzia. Minhas queridas amigas Kátia e Rosa do Aconchego, com maõs mágicas para fazer delícias e gestão de negócio. Ao meu amigo e ex-vizinho Antero do Adonis. A família Tomé, Dona Rosa, Seu Carlos, Carlinha e o legado importante deixado pelo meu itmãozinho Cadu. Manoelzinho do Jobi, meu companheiro lusitano e de deliciosos vinhos. A guerreira Dona Vera do Pavão Azul, que acaba de ampliar a sua casa. Quem não conhece a história dessa mulher, conheça então, pois é linda, emocionante e um case de perseverança.




O CAÇULA ESTRELADO - Bar O Original do Brás

E por fim, não nego que minha segunda casa é o Original, o Bar O Original do Brás,que resgatou a cultura de boteco no coração do subúrbio carioca, onde Brás de Pina pescava baleias, hoje bebemos Original cú de foca, não é meu irmão-pai Zé Carlos ?

Quero nominalmente citar a equipe desse Doce Refúgio, o caçula dos botecos, pois fará 5 anos no dia 08 de dezembro de 2009.
José Carlos, Dona Zilma, Dona Tereza, Andréa, Junior, Anne, Mônica e os Clientes e Amigos fiéis e parceiros em todos os momentos.
Parabéns Zé e equipe !!!



Continuando pegando carona nos furos do Joaquim, iremos conhecer agora os 15 bares honrados em receber 2 estrelas do Guia Rio Botequim 2010.

Os 15 bares que receberam pontuação diferenciada e se destacaram no Guia, ou seja, as 2 estrelas, são:

Academia da Cachaça (Leblon e Barra)
Adega Pérola (Bairro Peixoto)
Bar Brasil (Lapa)
Bar da Amendoeira (Maria da Graça)
Bar do Mineiro (Santa Teresa)
Bar Luiz (Centro)
Bar Urca (Urca)
Buteco Casual ( Centro)
Caneco Gelado do Mário (Niterói)
Chico e Alaíde (Leblon)
Cosmopolita (Lapa)
Enchendo Lingüiça ( Grajaú)
Lamas (Flamengo)
Paladino (Centro)
Villarino ( Centro)



Como é de conhecimento de todos, frequento normalmente todos os bares listados acima. Parabéns aos Léos da Academia da Cachaça, campeão do Comida di Buteco de 2009, excelente casa, ótimo serviço, comida no padrão e cachaças, cachaças e cachaças. À família do Dr. Cesar do Amendoeira, que conseguiu segurar a onda e manter viva aquela amendoeira, um marco da resistência do subúrbio carioca. Foi onde eu conheci botequim com o Seu Wilson Cadinha, meu Pai.

Ao Palladino e suas emeletes, pricipalmente e de bacalhau e a mista. Ao Seu Mário, o homem que faz de batida de coco a muqueca de cherne, uma das melhores casas que conheço. Saúde pro Seu Mário. Á simpática, risonha e mágica na cozinha, Alaíde, a cozinheira de boteco mais conhecida no mundo e agora empresária. Ao Chico, empresário e maratonista, sabiam disso ??? O Chef Santos, chef de respeito, faz uma alheira dos Deuses Alentejanos.

Ao Bar Urca que possui a melhor vista do mundo, ainda mais com uma cerveja gelada e um caldinho de frutos do mar. Angela do Bar do Mineiro, uma guerreira, que feijoada hein ?! Ao meu amigo Gustavão do Bar Brasil, pra mim, o melhor Chopp do Rio. Ao mais novo integrante da família original, grande Luiz, empreendedor e engajado na cultura de boteco.

E por fim aos meus irmãos Fernando e Claudio do Enchendo Linguiça, o melhor botequim do Rio pela TDB O Dia RedeTV! O cara enche linguiça de verdade e com habilidade. A casa mais simpática do Rio.

3 comentários:

  1. Olá!!!
    Grande Carlos Henrique, meu amigo e irmão fico feliz em estar participando do seu Blog, (Blog de muito bom gosto, como tudo que vc se presta a fazer)meu amigo ñ posso deixar de falar como nós nos conhecemos,tem uns 5 anos vc lembra de um show na rua que foi feito para homenagear o nosso poeta Luiz Carlos da Vila, eu estava na minha casa, digo, no meu boteco Papo de Esquina (aonde rolou o show) estava perambulando entre as pessoas com o meu copo feito de bambu tomando uma pinga feita lá em Itajubá, quando eu vi a dupla Carlos Henrique e Zé Carlos com uma linda camisa do Luiz Carlos da Vila, eu pensei como eu vou chegar neles, tive uma idéia fui na minha adega e depósito particular a mala do meu Kadet,( que tempo bom eu andava com uma boa pinga um bom whisky e a macieira do Luiz Carlos da Vila que eu levava sempre no meu bar particular) peguei uma garrafa da minha melhor safra e fui a luta me apresentei e ofereci o liquido precioso, pronto tudo certo batemos um bom papo consegui uma camisa e duas grande amizade, este fato só veio confirmar o quê eu escutei uma vez há muito tempo... "EU NUNCA SOUBE DE ALGUÉM TER FEITO UMA AMIZADE COM UM COPO DE LEITE".
    Abração Cadinha

    ResponderExcluir
  2. Grande Cadinha
    Nesse final de semana consegui voltar aos 4 botecos que mais me marcaram nas caravanas que realizamos. O Original com o rolé, o jiló e a simpatia da familia Original encantam a todos que os conhecem, o Cachambeer, com o grande Marcelo e seus pasteis e costela nos deixam com a vontade de retornar logo, o Enchendo Linguiça, de onde acabo de chegar, com seu Joelho e linguiças especiais e por fim a simplicidade do boteco do Paulette, meu vizinho de bairro, agora ampliado, com sua simplicidade porem com grandiosidade nos seus petiscos encantam.
    Por tudo isso agradeço sua amizade,as dicas e caravanas que me permitiram conhecer esses e outros lugares não citados porem que deixaram saudades.
    Como já comentei PARABÉNS pela força e iniciativa de buscar, descobrir novos lugares e permitir que iniciantes possam desfrutar desses prazeres.
    Aguardo nosso encontro para falarmos de botecos e do que pintar.
    Um abração. Alexandre e Aurora

    ResponderExcluir
  3. Horácio,
    um diálogo de campeões brasileiros de 2009...quem diria !?!?!?
    Vou te dizer uma coisa, tenho uma memória péssima, mas lembro de todos os detalhes citados por vc e lembro também da chegada do LCV junto com o Dr Drauzio Varella e sua esposa, todos chegando de viagem naquele momento...Foi lá que lançamos a camisa "Luiz Carlos da Vila é Original"...Amigos são aqueles que deixam boas lembranças e aqueles que resgatam bons momentos..."tamujunto", e na primeirona !!!

    Alexandre,
    se hoje eu fosse premiar alguém por prestigiar e cultuar o nosso negócio, o verdadeiro botequim carioca, esse prêmio seria seu...Vc não espera caravana, esteve presente em todos os eventos A Estácio e os Botecos, e por aí vai...Agradeço em nome de todos, Zé, Marcelo, Fernando, Paulo, Dona Natalina, Dona Rose,..., pelo seu carinho, pela alegria da Aurora e pela galera bonita e divertida que vc sempre arrasta...Vc é meu convidado especial da Caravana nas Estrelas, que eu e o Pedro Landim faremos em janeiro nos 9 bares 3 estrelas do Rio...Um abraço, sucesso e continue com essa energia de garoto,

    CARLOS :: henrique :: CADINHA

    ResponderExcluir