domingo, 8 de novembro de 2009

Cachaças de Alambique - Produto 100% brasileiro atrai adeptos e gera até discussão, de mesa de bar...




Botequeiros,
Quem me conhece sabe o quanto admiro a Cachaça, tanto que iniciei as atividades do Original com uma Carta de Cachaças elaborada em conjunto com o Tito da Tonel&Pinga, meu amigo e admirável conhecedor desse produto genuinamente brasileiro. Inclusive a assinatura do bar é Botequim e Cachaçaria.
A Revista Playboy Edição Agosto/2009 (capa Priscila) divulgou o ranking das melhores CACHAÇAS do Brasil em 2009 por avaliação de júri especializado.





1º. Anísio Santiago/Havana (Salinas, MG)
2º. Vale Verde (Betim, MG)
3º. Claudionor (Januária, MG)
4º. Germana (Nova União, MG)
5º. Magnífica (Vassouras, RJ)
6º. Canarinha (Salinas, MG)
7º. Maria Izabel (Paraty, RJ)
8º. Tulha (Mococa, SP)
9º. Casa Bucco (Bento Gonçalves, RS)
10º. Volúpia (Alagoa Grande, PB)
11º. Nega Fulo (Nova Friburgo, RJ)
12º. Armazém Vieira Ônix (Florianópolis, SC)
13º. Armazém Vieira Tradicional (Florianópolis, SC)
14º. Tabaroa(Bichinho, MG)
15º. Santo Grau (Coronel Xavier, MG)
16º. Sapucaia Velha (Pindamonhangaba, SP)
17º. Weber Haus Reserva Especial (Ivoti, RS)
18º. Dona Beja (Araxá, MG)
19º. Serra Preta (Alagoa Nova, PB)
20º. Rochinha 12 anos (Barra Mansa, RJ)


Como toda eleição nunca é unânime e gera controvérsias, vou registrar aqui a minha opinião também, pouco técnica, ainda, mas como consumidor e admirador das boas cachaças.

- Nada a comentar sobre a Anisio Santiago, essa sim uma unanimidade que deveria ser citada como " "hors concours"".
- Não identifico difereciais na Vale Verde que possam fazê-la figurar entre as 3 primeiras nos 3 rankings.
- A Canarinha, produzida pelo Eilton Santiago, filho de Noé Santiago e sobrinho de Anisio Santiago, traz o DNA da boa cachaça...a mesma terra, o mesmo sol, o mesmo DNA...que se traduz, na minha opinião na segunda melhor cachaça do Brasil.
- Presença constante nos últimos rankings, a Boazinha não aparece neste. Não coincidentemente, as últimas Boazinhas que bebi estavam com sabor carregado de bálsamo...madeira pura.
- A Tabarôa é uma cachaça fasntástica, de pouca promoção e presença nos pontos de venda. Por isso torna-se desconhecida, mas é uma das minhas favoritas e ocupa o meu ranking em 3o lugar.
- A Volúpia vem representar aqui o Nordeste do Brasil. Porém na mesma Paraíba, existe uma cachaça branca chamada Serra Limpa que pra mim é uma daquelas que dá prazer ao degustar, em função do seu aroma que lembra caldo de cana, rapadura...da vontade de mastigar.
- Uma boa cachaça é uma combinação de vários fatores, dentre eles o clima e o solo. Por isso, não identifico no Sul do Brasil nenhuma cachaça que mereça pontuar entre as 20 melhores. A Casa Bucco aparece aqui seguramente pela sua suavidade. O meu amigo Dr. Tião a chamaria de "bebida de moça". A Armazém Vieira, na minha opinião, sobre com a falta de padrão. Trabalhei muito com a Safira e parei em função das variações de sabor e preço.
- Uma cachaça envelhecida em jatobá e que agrada a todos, a Colombina 10 Anos, não aparece no ranking.
- A ausência da Lua Cheia eu nem vou comentar, pois será a perguntar que não vai calar...Esqueceram da Lua Cheia ???
- A Da Tulha acredito estar no ginasial das cachaças, ainda muito carregada na madeira, deve ficar boa daqui uns 4 anos, por enquanto tem que aprender e esperar a hora certa de brigar pelas melhores.
- A Nega Fulô virou cachaça for export depois que a marca foi comprada pela Diageo. Produção em grande escala e chachaça de qualidade não são diretamente proporcionais.
- Gosto da Germana, apresentação 10, mas preocupo-me com a grande escala de produção, pois já notei falta de padrão nas últimas vezes que bebi.
- Ocupam seus devidos lugares: Claudionor, Maria Izabel e Santo Grau.
- Não conheço para comentar a Serra Preta e a Sapucaia Velha, essa com forte distribuição nos PDVs do Rio.
- A Dona Beja merecia ficar no TOP 10.
- Indaiazinha e Piragibana, esqueceram delas ???
- A Fortaleza, prooduzida em Salinas pelo Ailton da Meia-Lua, filho do Seu João, produtor da Lua Cheia, é uma cachaça fantástica, porém desconhecida e não deve ter participado da eleição.


Créditos ao jovem Chef Rodrigo Oliveira, de quem sou fã de carteirinha e tive várias oportunidades de conversar no Mocotó juntamente com seu Pai. Rodrigo é o mais talentoso Chef de cozinha regional do Brasil. Viva o Mocotó...Viva Vila Medeiros !!!


Por último, chamo a atenção para a pouca participação das cachaças do RJ, principalmente da região de Paraty. Quem bebe as cachaças de lá, percebe a cada dia um ardor que inibe o aroma da tradicional cachaça de Paraty, que é sinônimo de cachaça...








Bem, me animei com esses comentários e vou fazer meu modesto ranking, o Ranking de Cachaças do Cadinha:

1. ANISIO SANTIAGO
2. CANARINHA
3. TABARÔA
4. INDAIAZINHA
5. SERRA LIMPA
6. LUA CHEIA
7. FORTALEZA
8. COLOMBINA 10 ANOS
9. CLAUDIONOR
10. DONA BEJA
11. MAGNÍFICA SOLEIRA
12. PIRAGIBANA
13. MARIA ISABEL
14. DAMA DE OURO
15. SALIBÔA
16. SALINEIRA
17. VOLÚPIA ENVELHECIDA
18. GERMANA ENVELHECIDA
19. BOAZINHA
20. MAGNÍFICA ENVELHECIDA

Opinem e divirtam-se bebendo uma 4Folhas...não conhecem ??? Aguardem !!!


Um comentário:

  1. Carlos Henrique (nome de um grande amigo meu!).Posto aqui meu elogio ao blog.Bastante descontraído, sem deixar de ser informativo, acaba sendo mais uma fonte(ou barril?) para se beber quando se trata de Cachaça e Internet.
    Parabéns

    ResponderExcluir