terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Rio Botequim vem estrelado e será lançado hoje



Em rápida passagem pelas novas páginas do guia Rio Botequim 2010, um resumo da ópera comandada pelo especialista Guilherme Studart.

A primeira grande mudança está na abrangência. São 200 bares, quatro vezes mais que nas edições anteriores. E os arredores da cidade ganharam seções, com bares em locais como Angra dos Reis e Paquetá.

Mas o maior assunto para polêmicas e balcões está na criação de um grupos de bares 'estrelados' por uma comissão de notáveis botequeiros. As casas receberam uma, duas ou três estrelas, e nove ganharam a nota máxima.

Segundo a editora Martha Ribas, da Casa da Palavra, as estrelas se devem a "um conjunto de chope gelado e bem tirado, serviço impecável e cardápio de primeira".



Chama atenção também o fato de muitos dos bares que ficaram famosos nos últimos anos, badalados pelas primeiras colocações no concurso Comida di Buteco, e figuras fáceis na mídia, estarem estreando no guia. É o caso de casas como o Aconchego, o Original do Brás, o Petit Paulette e o Enchendo Linguiça.

Há nesse aspecto o reflexo de um possível novo tipo de consumidor nas mesinhas cariocas, gente que pensa no boteco um pouco mais como 'um lugar para se comer algo legal'.

Esse é o guia onde as panelas falaram mais alto. E foram certamente fundamentais na classificação por estrelas que vestiu no Rio Botequim a camisa de um 'Michelin Come-Mosca'.

Não por acaso, estão indicados os bares que participaram de algumas das caravanas organizadas por Guilherme, o autor, atrás de petiscos como empadas, codornas e jilós.

As caravanas foram citadas por ele também nos agradecimentos a seus integrantes, como o felizardo que aqui escreve.




Estrelas


Foram criados 11 ícones classificatórios na ficha dos bares, como os que indicam as categorias 'Adega', 'Armazém e Mercearia', 'Restaurante Popular', 'Restaurante Informal', 'Tradicional', 'Bar', 'Pé Sujo' e 'Pé limpo'. Além da indicação do serviço de cerveja e/ou chope.

Dos nove bares três estrelas, cinco estão na Zona Sul. São eles, em suas respectivas categorias:

Aconchego Carioca (Restaurante Informal, na Praça da Bandeira), Adônis (R. Informal, Benfica), Bar Lagoa (Tradicional, Lagoa), Bracarense (Bar, Leblon), Cervantes (Tradicional, Copacabana), Jobi (R. Informal, Leblon), Nova Capela (Tradicional, Lapa), Original do Brás (Pé-Limpo, Brás de Pina) e Pavão Azul (Pé-Sujo, Copacabana).


Como curiosidade, todos eles servem chope, com a exceção do Aconchego Carioca e sua carta especializada em cervejas. O Original do Brás e o Pavão Azul oferecem chope e cerveja.

Tendo a Ambev como anunciante e patrocinadora, o Guia indica com 'selos' os bares que vendem cervejas e chopes das marcas da companhia.

O Rio Botequim custa R$ 43 e será oficialmente lançado hoje, em evento para convidados no Circo Voador.

As fotos do post foram reproduzidas do livro, créditos para Bruno Lira, Bruno Veiga, Gui Maia, Leandro Pagliaro e Pedro Farina.

Fonte: http://odia.terra.com.br/blog/bocanomundo/200912archive001.asp
Pedro Landim

Peraí, que estou indo...depois conto pra vcs como foi !!! Bjs,

Nenhum comentário:

Postar um comentário