sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Bolinhos de Bacalhau, os meus preferidos do Rio...

O que o bolinho de bacalhau e o torresmo tem em comum ? São petiscos facilmente encontrados em qualquer bom boteco, mas que quando apreciados com atenção e curiosidade, não fogem a famosa afirmação: "não existem duas receitas iguais !".

Já parou pra pensar nisso ? E o pior é que é verdade. Cada bolinho de bacalhau tem sua receita própria e seu formato próprio, assim como o torresmo.

Formas, Crocâncias, Tamanhos, Segredinhos,...,só não vale o "batatalhau"...

Quando eu pensei que já tinha visto de tudo quanto a formatos de bolinho de bacalhau, eis que embarco num trenzinho em Campos do Jordão e vou até Santo Antônio do Pinhal. Chegando lá, enquanto os turistas foram fazer compras e tirar fotografias, eu parei num boteco na própria estação de trem e pedi bolinho de bacalhau e cerveja Brahma Extra. Advinha o formato do bolinho ??? Um disco, meio parecido com um pequeno hamburguer ou um gráfico pizza 3D, entenderam ??? Veja abaixo. Putz, o mais impressionate vem agora...o bolinho é bom pra carái véi e a Brahma Extra tava do tipo cú de foca antes do aquecimento global (sinônimo de meio ambiente, segundo Dilma Russef).

A lanchonete foi fundada há 15 anos pela família Audibert, de origem francesa, e esta entre as melhores da cidade na sua especialidade. Lá você será recepcionado pelo Sr. Danilo, proprietário, que irá ajudá-lo na escolha, um atendimento personalizado, com carinho, atenção, alegria e respeito, ingredientes já tão conhecidos dos seus freqüentadores.

Quase perdi o último trem, mas não me arrependeria caso isso acontecesse. Coisas de Guilherme Studart, e nem pensava em conhecê-lo, isso deve ter uns 10 anos.

Adega D´Ouro, Seu Neca, Baixinho agora empreendedor e o Juramento !!!

Durante praticamente 20 anos, usava a Avenida Automóvel Clube, a partir de Vicente de Carvalho, para chegar ao trabalho. Lembro-me como se fosse hoje os acontecimentos que antecediam o Natal num boteco bem ali na Praça de Vicente de Carvalho, em frente ao metrô. Caminhões de batata descarregavam diariamente para a elaboração dos quilos e mais quilos de massa de bolinho de bacalhau que Seu Neca preparava e ainda prepara.
Pra quem não conhece Seu Neca, trata-se da grande figura e dono da famosa Adega D´Ouro em Vicente de Carvalho, ali mesmo, aos pés do Juramento. As vésperas do Natal era comum ver fila virando a esquina antes mesmo da Adega abrir pra comprar a massa. Até hoje é assim. Coisa de doido !

Bem, eu preparo meu próprio bolinho, mas como faço no olho, ou seja, não uso receita, não posso compartilhar aqui com vocês.

Isso aqui não é um ranking, mas vou listar os bolinhos de bacalhau do RJ que mais curto (ordem alfabética):

Adega Bacalhau do Baixinho - Vicente de Carvalho
Adega D´Ouro - Vicente de Carvalho
Adega Duas Nações - Vicente de Carvalho
Bar Adonis - Benfica
Bar da Costelinha - Vila da Penha
Bar O Original do Brás - Brás de Pina
Caneco Gelado do Mário - Niterói (Centro)
Rei do Bolinho de Bacalhau - Ilha do Governador


Passem por lá, experimentem, conversem com o Mario, Neca, Luiz ou Manoel, Antero, Domingos, Zé Carlos, Baixinho, ..., voltem aqui e comentem.
Brindo o fim desse post com o Seu Mário do Caneco Gelado...um guerreiro atrás do balcão de um botequim que começõu com uma porta e hoje avança no quarteirão, sem perder a legitimidade...Saúde Seu Mário...Jingle Bells !!!
.

3 comentários:

  1. meu caro,

    em minhas duas últimas visitas ao adonis infelizmente o bolinho estava bem massudo.

    meus preferidos no rio são o da adega d'ouro e o do original do braz.

    a katita faz uma versão muito especial com grão de bico que vale a pena.

    e as pataniscas do pavão azul me fazem pegar um avião para as comer!

    aqui em são paulo os melhores bolinhos se servem no astor, no bar do luiz fernandes e na academia da gula.

    abração!

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo Julinho, Chef Julio Bernardo, o "jb" do Blog Papo de Boteco, um dos Blogs mais acessados do Brasil, obrigado !
    Meu Blog acaba de ganhar uma estrela dourada com sua visita e registro, valeu mesmo.
    Vou te contar então duas curiosidades sobre esse post: uma delas é de um post seu sobre bolinho de bacalhau onde vc comentava sobre o bolinho do Original do Brás e inclusive citava o Zé Carlos...a outra curiosidade é sobre um dos melhores posts que já vi na minha vida, salvo engano chamava-se "O Cardápio do Botequim Perfeito", uma seleção nacional de petiscos e onde o Bolinho de Bacalhau do Original aparecia em 14o alugar ficando a frente de clássicos e clássicos que conhecemos.
    A lista que fiz é baseada numa rodada recente de visitas que fiz por uns 20 bares experimentando os bolinhos.
    Dizem, vc pode falar sobre isso muito melhor do que eu, que a batata traz um componente de sazonalidade nas suas propriedades que pode alterar o bolinho...não vou entrar nesse mérito...mas daí pode-se concluir o padrão e a qualidade contínua das pataniscas da Dona Vera do Pavão Azul e da Dona Natalina do Varnhagem...
    O bolinho do Bar do Seu Luiz Fernandes, Dona Idalina e Eduardo é fantástico...confesso aqui, pra mim, o melhor boteco do Brasil...
    No Astor nunca provei, mas poderei degustar em breve aqui no RJ com a inauguração do Astor em Ipanema, no lugar do Barril 1800...
    Um forte abraço e conto com seus feedbacks para aprimorar meu humilde trabalho mas que está sendo feito com o maior carinho e com um pouquinho do DNA do seu blog, pois quando nos conhecemos vc tinha acabado de colocá-lo na net, lembra...
    Valeu, CHC

    ResponderExcluir
  3. Saudades do Seu Mário. Como estou agora aqui em Sampa fica difícillllll! Mas ele com aquela calma, aquele papinho é fera.
    Uma vez pedi para o Seu Mario guardar um embrulho com peixe recém-comprado enquanto eu lanchava ali no balcão da frente. Ele chegou de mansinho e me disse: Volta lá onde vc comprou o peixe e troca porque tá estragado! O peixe estava embalado em várias folhas jornal e duas sacolas de plástico e ele foi capaz de reconhecer!!!
    Abração blogueiro, abração Seu Mário. Saudades!!!!!

    ResponderExcluir