sábado, 5 de dezembro de 2009

Jiló, eu te amo...o desafio divertido de popularizar um dos mais versáteis ingredientes da cozinha de botequim

Jornal O GLOBO - Rio de Janeiro
06 de dezembro de 2009, domingo

Segundo Caderno
GENTE BOA por Joaquim Ferreira dos Santos
com Cleo Guimarães, Fernanda Pontes e Maria Fortuna


A grande variedade de itens disponíveis para a culinária, sejam eles carnes, verduras, legumes, frutas, temperos, condimentos, entre outros, revelam um dado interessante: uma grande rejeição a alguns ingredientes e consequente restrição a algumas comidas.

Acredito que tal comportamento vem de hábitos da infância, ou seja, crianças que só comeram bife com batata frita cresceram e crescem comendo bife com batata frita, as vezes uma pizza, lasanha a bolonhesa, nuggets com batata smiles...eca...

Escolhi uma planta herbácea, muito conhecida, confundida com legumes, rica em carboidratos, proteínas, sais minerais e vitaminas C e B5. Falo do "Solanum gilo", ou simplesmente jiló.

Fã desse versátil ingrediente, faço normalmente uma brincadeira com as pessoas e pergunto:

- Vc gosta de jiló ?
- Não.
- Mas já comeu ?
- Não.

Eduardo Maya e Guilherme Studart


Olha que curioso, de onde vem tal rejeição que torna o coitado do jiló tão estigmatizado ?

Um dos negócios que investirei no próximo ano, oferecerá uma Carta de Jilós com 15 itens, algumas homenagens a jilós que fazem sucesso por aí e outras criações minhas que estão em teste. O Cardápio está praticamente pronto e homenageia alguns jilós pelo Brasil, como o Jiló com Fígado do Mercado Central de BH, o Jiló Chips do Sinhá de SP e o Jiló de Carne Seca Gratinado do A Lapinha de SP.

Algumas criações estão em teste como a Cartola de Jiló com Queijo Canastra e Banana e o Carpaccio de Jiló com Linguiça de Formiga, dentre 15 outras opções da Carta de Jilós do O Jiloeiro.

Jiló e Cachaça de Alambique, combinação perfeita

Outa novidade é a cachaça exclusivamente produzida em Salinas, a 4Folhas Cachaça de Alambique, que será vendida no bar, dose e garrafas numeradas, cuidadosamente elaborada e envelhecida em Bálsamo e Pau D´Arco.

Voltando ao jiló, plantei no meu sítio 200 mudas de jiló que irão decorar o bar em vasos espalhados pelo salão.



2 comentários:

  1. Cadinha,

    boa sorte nesse novo trabalho.

    Adoro jiló e será um prazer conhecer o Jiloeiro e experimentar os pratos que serão recomendados pela casa.
    Tenho certeza que serão todos aprovados.

    Um grande abraço.

    Claudia Galante

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo carinho e força. A Carta de Jilós trará 15 variações, sendo 5 homenagens a botequins pelo Brasil. Mas o cardapio tem muitas novidades como as Sabugosas (espere e verás), Caldinhos, Torresmos e Linguiça de Formiga, dentre outras novidades...todos os petiscos harmonizados com uma carta de cachaça de excelência. Bjs e mais uma vez registro minha felicidade em reencontrá-la, feliz e bonita. Bjs e sucesso, Cadinha

    ResponderExcluir