quarta-feira, 31 de março de 2010

Ora Pois Pois, tá em dúvida onde comer um bacalhau com os amigos na quinta da Semana Santa ?


Quinta-feira da Semana Santa, é o dia para aquele almoço esticado com os amigos do trabalho, comer um bom prato de Bacalhau com Vinho Verde bem gelado ou simplesmente petiscar alguns Bolinhos de Bacalhau, Ora Bolas !

Seguem dicas legais. Quem sabe não nos esbarramos em um deles ? 




:: Restaurante Mosteiro, segredo é sagrado.



José Temporão, 85 anos, dono do Restaurante Mosteiro e pai do ministro da Saúde, não revela por nada neste mundo a fórmula para tornar perfeita a massa de sua famosa empada: delicada no ponto certo para derreter na boca, mas firme o suficiente para não se esfarinhar na primeira garfada. No recheio, a diferença para outras empadinhas de camarão é muito evidente. Em vez de um creme com pedaços do crustáceo, ali o que se vê são camarões médios inteiros, tenros e saborosos. "Onde mais você encontra uma coisa dessas?", desafia. Por dia, sai mais de uma centena desses deliciosos salgadinhos, execrados pelos gurus das dietas de emagrecimento.

Nesta casa tão portuguesa quanto seu dono, oriundo de Viana do Castelo, o menu traz vinte receitas de bacalhau. A que recebeu o nome do restaurante consiste em uma posta grelhada, com cebola sautée, muito azeite, batatas cozidas e brócolis.

Desde 1964, quando abriram as portas, os salões do Mosteiro, decorados pelo próprio Temporão pai, recebem figuras da política e do empresariado nacional, de Delfim Netto ao atual ministro da Fazenda, Guido Mantega, que esteve lá em almoço com José Temporão, o filho.


:: Restaurante Adegão Português, português português 



Há 38 anos no ramo, já virou referência. Tem dezoito pratos de bacalhau. O tropical, posta assada na brasa, temperada com cebola, pimentão e alho picado, servida com batata corada e arroz de brócolis, é uma dica.

Aberto há 45 anos no Campo de São Cristóvão, o Adegão Português é vencedor de vários prêmios na categoria cozinha tradicional. As fartas receitas lusitanas são servidas em um recinto que remete às tabernas de além-mar.

A cada semana são dessalgados 600 quilos de bacalhau, matéria-prima das trinta receitas à base do pescado, especialidade da casa. Seu preparo impecável pode ser conferido na versão à lagareiro, em que a posta do peixe vai ao forno regada de azeite para dourar junto de batata, cebola e brócolis, ou ao zé do pipo, cozido ao leite e gratinado com purê de batata e molho de cebola e alho.

Essas sugestões também estão disponíveis na filial da Barra da Tijuca, inaugurada em 2005 e com ambiente mais sofisticado. É aconselhável reservar apetite para os doces, dos quais se destacam as natas do céu, com creme de leite fresco coberto de farofa de biscoito e ovos moles.


:: Bolinhos de Bacalhau, alternativa "gastronomia de botequim", para quem vai esticar a tarde de verdade, ó gajo porreiro. 


Vou usar da tática "Dourado" e reaquecer um post que publiquei no final do ano passado sobre Bolinhos de Bacalhau, mas que continua atual e ótima dica.

Post original Blog Gastronomia de Botequim, 18 de dezembro de 2009


O que o bolinho de bacalhau e o torresmo tem em comum ? São petiscos facilmente encontrados em qualquer bom boteco, mas que quando apreciados com atenção e curiosidade, não fogem a famosa afirmação: "não existem duas receitas iguais !"
Já parou pra pensar nisso ? E o pior é que é verdade. Cada bolinho de bacalhau tem sua receita própria e seu formato próprio, assim como o torresmo.

Formas, Crocâncias, Tamanhos, Segredinhos,...,só não vale o "batatalhau"...

Quando eu pensei que já tinha visto de tudo quanto a formatos de bolinho de bacalhau, eis que embarco num trenzinho em Campos do Jordão e vou até Santo Antônio do Pinhal. Chegando lá, enquanto os turistas foram fazer compras e tirar fotografias, eu parei num boteco na própria estação de trem e pedi bolinho de bacalhau e cerveja Brahma Extra. Advinha o formato do bolinho ??? Um disco, meio parecido com um pequeno hamburguer ou um gráfico pizza 3D, entenderam ??? Veja abaixo. Putz, o mais impressionate vem agora...o bolinho é bom pra carái véi e a Brahma Extra tava do tipo cú de foca antes do aquecimento global (sinônimo de meio ambiente, segundo Dilma Russef).

A lanchonete foi fundada há 15 anos pela família Audibert, de origem francesa, e esta entre as melhores da cidade na sua especialidade. Lá você será recepcionado pelo Sr. Danilo, proprietário, que irá ajudá-lo na escolha, um atendimento personalizado, com carinho, atenção, alegria e respeito, ingredientes já tão conhecidos dos seus freqüentadores.

Quase perdi o último trem, mas não me arrependeria caso isso acontecesse. Coisas de Guilherme Studart, e nem pensava em conhecê-lo, isso deve ter uns 10 anos.
:: Adega D´Ouro, Seu Neca, Baixinho agora empreendedor e o Juramento !!!


Durante praticamente 20 anos, usava a Avenida Automóvel Clube, a partir de Vicente de Carvalho, para chegar ao trabalho. Lembro-me como se fosse hoje os acontecimentos que antecediam o Natal num boteco bem ali na Praça de Vicente de Carvalho, em frente ao metrô. Caminhões de batata descarregavam diariamente para a elaboração dos quilos e mais quilos de massa de bolinho de bacalhau que Seu Neca preparava e ainda prepara.

Pra quem não conhece Seu Neca, trata-se da grande figura e dono da famosa Adega D´Ouro em Vicente de Carvalho, ali mesmo, aos pés do Juramento. As vésperas do Natal era comum ver fila virando a esquina antes mesmo da Adega abrir pra comprar a massa. Até hoje é assim. Coisa de doido !

Isso aqui não é um ranking, mas vou listar os bolinhos de bacalhau do RJ que mais curto (ordem alfabética):

:: Adega Bacalhau do Baixinho - Vicente de Carvalho


:: Adega D´Ouro - Vicente de Carvalho


:: Adega Duas Nações - Vicente de Carvalho


:: Bar Adonis - Benfica


:: Bar da Costelinha - Vila da Penha


:: Bar O Original do Brás - Brás de Pina


:: Caneco Gelado do Mário - Niterói (Centro)


:: Rei do Bolinho de Bacalhau - Ilha do Governador



Passem por lá, experimentem, conversem com o Mario, Neca, Luiz ou Manoel, Antero, Domingos, Zé Carlos, Baixinho, ..., voltem aqui e comentem.

:: 3 bons Vinhos Verdes Portugueses


Gazela é um Vinho Verde de sabor suave, leve e refrescante, que sabe bem com a vida. 
Gazela é um vinho descomprometido, um clássico renovado, que confirma todo o potencial da região para criar vinhos leves e cativantes, ideais para o dia-a-dia.



Quinta da Aveleda é um vinho nascido e criado na Quinta da Aveleda. Fruto da harmonia perfeita entre técnica e tradição, o Quinta da Aveleda é a imagem fiel do lugar que lhe deu o nome. Todos os anos são cuidadosamente seleccionadas as melhores uvas das castas Loureiro, Trajadura e Alvarinho produzidas nos cerca de 150 hectares de vinhas da Quinta da Aveleda. As suas quantidades são controladas para garantir os elevados padrões de qualidade a que o consumidor de Quinta da Aveleda se habituou.



A Quinta do Toutiçal é produtora da sua própria marca de vinhos verdes, brancos, tintos e de rosés, assim como de espumantes (Quinta do Toutiçal e Toutiçal). Estes vinhos são elaborados a partir da escolha cuidada das melhores uvas produzidas e dos cachos mais perfeitos escolhidos na vindima. As colheitas são seleccionadas e orientadas pelo enólogo Jorge Sousa Pinto. A ilustração dos rótulos destes vinhos, é da autoria do Mestre José Rodrigues.



Serviço:

:: Restaurante Mosteiro - Rua São Bento, 13 - Centro - Tel.: (21) 2233-6478


:: Restaurante Adegão Português - Campo de São Cristóvão, 212 - São Cristóvão - Tel.: (21)  2580-7288 e 2580-8689

Nenhum comentário:

Postar um comentário