domingo, 14 de março de 2010

Um rolezinho não programado pelo Subúrbio Carioca...Ô Sorte !!!


Amigos e Amigas Blotequeiros e Facebeers,

Meu último sábado começou às 06h da manhã, quando saí de casa, abasteci a viatura, parei no Ipiranga da Lagoa/Fonte da Saudade para tomar 2 expressos e comer alguns pãozinhos de queijo e daí, então, partir para a Vila da Penha, de onde ia liberar duas kombis de uma pequena mudança, uma pra São Pedro D´Aldeia e outra pra Campo Grande (em função da locação do imóvel).

Pois bem, mudança, mesmo sendo pequena, calor, Vila da Penha, peso, escada, elevador,..., f..., a programação era estar na praia às 14 horas, mas aí bateu saudade dos meus cantinhos suburbanos e além de muita sede e fome.

Seguimos então, eu, minha prima Andrea, minha amiga Giselly e meu amigo, e agora inquilino também, Ed, o Edimar.

Rumamos para a Adega Duas Nações, meio Vila da Penha meio Vicente de Carvalho, ali na Praça Aquidauana, ao lado do HSBC. Fui lá e abracei meus amigos que me viram com 10 anos quando cheguei na VP, Seu Luiz e Manoel. Passados 3,276 milisegundos que adentrei o recinto recebo uma caldereta meia pressão de Chopp Brahma estupidamente gelada, cremoso e bem tirado...Lembrei do amigo e mestre da percurssão, Wilson das Neves e falei: "ô sorte...".

Na Adega Duas Nações, que já foi a segunda casa do meu Pai e do Luiz Carlos da Vila, hoje ambos estão versando logo ali na rua de cima, começamos com uma porção de Bolinhos de Bacalhau (virados). Em seguida pedimos um espeto de coração de galinha feito na brasa com farofa de ovos que até tinha farinha, feita na hora. Pronto, firmou !!! Pedimos em seguida uma Picanha Junior, que vem selada do braseiro e é temperada no sal grosso e assada no rechaud de acordo com suas preferências e apetite. Para acompanhar, mais uma farofa de ovos, que até farinha tinha, e as melhores batatas portuguesas do RJ. Fome controlada, sede amenizada, plano de vôo do rolé modificado, radicalmente !!!



Como já comentei várias vezes, sou filho único, e tinha meu Pai como meu maior parceiro, e desde os 8 anos, frequentei botecos com ele. Aí, eis que aí, rumamos para a Adega da Costelinha, ou Adega dos Seu Domingos, na Praça Marco Aurélio, na Vila da Penha. Matei saudade do meu amigo Alexandre, filho do Seu Domingos e que comanda a casa hoje. Depois de rápidos cumprimentos, pedimos uma Brahma e logicamente uma Costelinha de Porco a passarinho, a assassina de aparelhos ortodônticos, já quebrei o meu lá umas 15 vezes...Desculpa Dra Kilza, mas não dava para beber Milk Shake de OvoMaltine naquela altura.
Essa parada foi rápida, um pit stop nostálgico, barato e que valeu a pena.

Seguindo o plano de vôo , que não estava programado, avião extra da ChoppJet totalmente fora de rota, rumamos pro meu TOP5, Bar da Amendoeira, em Maria da Graça, mesmo sabendo que sentiria saudades do amigo e falecido Dr Cesar, Médico-Veterinário, Dono do Bar, que serve uma carne-seca que todo mundo tentar fazer igual, mas ninguém consegue !!! Eu já desisti, reconheço minha incompetência !!! Pra variar encontrei meu amigo de Igreja, coroinha Ademar Barba, o Barba, e fiquei extremamente feliz de encontrar o Amendoeira lotado às 19h de sábado sob o comando da família do Dr Cesar...Pra mim foi um prêmio...Lá comemos a carne seca que não consigo fazer nem parecida e bebemos alguma coisa além de 1 caldereta de chopp.
 

Relâmpagos, vento, tempo fechado, folhas da Amanedoeira caindo, pensei: precisamos procurar um local seguro. Então, inteligentemente, liguei o Piloto automático e programei o OPS (Original Position System) para Rua Guaporé, 680 - Brás de Pina. É vero, Bar O Original do Brás !!! Chegando lá fui cumprimentar meus eternos amigos e ex-clientes, porém ansioso para chegar até as minhas garrafinhas de Indaiazinha e Colombina 10 anos.
 

Aí chega Jorge Bernini, amigos da Faculdade de Engenharia, o JC Jr, começa a apresentar seus mojitos originais e no Cantinho do Luiz Carlos da Vila, sentei no banquinho, com uma dose de Lua Cheia e cantei: "Vem amenizar a minha dor, amor / Tu és a entre elas a mais bela flor / Vem porque só eu te quero bem / És a vida da minha vida, querida...Vem dar lenitivo ao meu pobre coração / Que tanto sofre a esperar por teu amor / Vem suavizar esta paixão / E exterminar toda esta dor / Ora, vem por favor".
 

Aos pés de Santa Cecília, padroeira de Brás de Pina e dos músicos matei saudade do meu irmãozinho e ídolo Luiz Carlos da Vila.

E pra fechar esse post, só pra registrar que essa mini jornada teve como objetivo fazer um Test Figueiredo no Boldo em função dos 2 Comidas di Buteco que vem por aí e a Feira Internacional da Cachaça de Salinas, saí cantando uma música dos dois maiores compositores de samba do Brasil, digo, os dois maiores compositores de samba do Brasil, na minha opinião, LUIZ CARLOS DA VILA E CANDEIA.

Quem não lutar / Pra conquistar o que sonhou / Fazer por merecer / Se iluminar / Com a Luz que há no Vencedor / Pode até ganhar / E Mérito não ter

Aquecer / Os seus ideais em muito amor / Com o poder nas mãos não brincar / O arvoredo do mal derrubar / E arrancá-lo bem na raiz / Sua vida no bem sublimar / Pra ajudar a erguer o pilar / De um Mundo bem mais feliz


Adega Duas Nações - Av Vicente Carvalho, 995
Vicente de Carvalho

Adega da Costelinha / Adega do Seu Domingos
Praça Marco Aurélio, S/N - Vila da Penha

Bar da Amendoeira - Rua Conde de Azambuja, 881
 Maria da Graça

Bar O Original do Brás - Rua Guaporé, 680
Brás de Pina

Um comentário:

  1. Cadinha, bom ver você por aqui. Te mandamos um e-mail hoje (16/03) e recebi uma resposta que estava afastado sem previsão de retorno as atividades normais. Ficamos sem entender.

    Aguardamos seu retorno,
    Marcelo Frederick.

    ResponderExcluir