quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Ê Barca, me leva pra Paquetá...É Porque lá também tem Bar...Ê Barca, me leva pra Paquetá.

Ê barca me leva pra Paquetá / Ê barca me leva pra Paquetá

Tenho pena de saudade no caminho eu vou chorar...ê barca
Ê barca me leva pra Paquetá
Vou-me embora nessa barca e levo flores pra Iemanjá...ê barca
Ê barca me leva pra Paquetá
Vou-me embora, vou-me embora o que me dão para levar...ê barca
Ê barca me leva pra Paquetá
Vou pegar meu salva-vidas que vai ter bebida e eu não sei nadar...ê barca

Ê barca me leva pra Paquetá / Ê barca me leva pra Paquetá
Ê barca me leva pra Paquetá / Ê barca me leva pra Paquetá

Esse refrão, ou pequena letra de música feita propositalmente para versar de improviso, eu ouvi muito quando criança, pois meu Pai, Wilson Cadinha, era um dos maiores versadores de improviso que eu já conheci e reconhecido também pelos sambistas famosos.

Por duas vezes, tentamos ir a Paquetá, ver o que tinha lá, ir e voltar, comer e biritar, mas confesso, não embarcamos, em ambas oportunidades porque eu tive medo...era uma criança...cagona, mas era uma criança.

Agora que relembrei essas coisas boas, samba, verso, meu pai, medo de criança,..., vamos falar da Gastronomia de Botequim de Paquetá, será quem tem lá ??? Vamos checar !!!

Colherada de azeite de boa qualidade, de Gallo pra cima, nada de Maria, e um comprimido de Dramim, para os mais sensíveis gastroenterologisticamente falando, embarcamos rumo a Paquetá.

E não é que dá vontade de cantar: Ê Barca, me leva Pra Paquetá !!!

O nosso rolé pela Ilha, além de cunho eclisiástico-etílico-gastrônomico, pela primeira vez passa a ser também turístico...uma evolução, que coisa !!! Falaremos de bares, petiscos, figuras folclóricas e das praias pro pessoal do Sundown FPS 60.

Na Praia da Imbuca, começamos pelo Quiosque do Sereno, ponto de reunião de compositores, sambistas, moradores das áreas próximas (ruas Manoel de Macedo, Frei Leopoldo, ...), e não raro alguns turistas (cariocas e fluminenses metidos a turistas).
No Sereno você encontra salgados da melhor qualidade, aquele peixinho frito na hora e uma característica marcante na Ilha que já antecipo, a cerveja sempre gelada, cú de foca mesmo.


O Quiosque do Sereno abre aos sábados, domingos e feriados, onde facilmente você vai se deparar com músicos e compositores paquetaenses, e o som gostoso de violas e violões, acompanhados do ritmo cadenciado de pandeiros e tantans, afinal “o show tem que continuar”.


Vamos seguir no rolé, senão perdemos a barca de volta. Na Praia da Moreninha temos o Botequim do Eudulcio, isso mesmo, Eudulcio, um veterano, que além da famosa cerveja gelada, também, tem petiscos interessantes também.


Na Praia dos Coqueiros encontramos a Barraca do Luizão e da Glória, figuras populares em Paquetá, sempre alegres, cativam a todos que curtem um bom tira-gosto e a famosa cerveja gelada, também e de novo.


Na Rua Domingos Olimpio, número 14, em frente a Praia Grossa, você irá encontrar o Bar Miramar, popularmente conhecido como Botequim da Carminha. Um ambiente familiar, ponto de encontro de compositores e onde se prova um saboroso Feijão Amigo, que a essa altura,vira quase um item de sobrevivência, e é amigo, melhor ainda !!!


Vale a pena também conhecer A Cantina do Fernando e o Boteco do Manel, ambos na Rua Furquim Werneck, a principal rua de Paquetá.


Voltarei lá em breve com mais tempo, mas fica aqui o convite para todos, não só cariocas e fluminenses para esse passeio sem par, inesquecível, de momentos simples porém marcantes.

Melhor, façamos uma caravana de VAN-Anfíbia, convoco Pedro Landim, Renato Saraiva e Guilherme Studart pra me ajudar nesse projeto ousado.

de segunda a sexta:

RIO x PAQUETÁ: 5h15min / 7h10min / 10h30min / 13h30min / 16h / 17h45min / 19h / 21h / 23h

PAQUETÁ x RIO: 5h30min / 7h / 9h / 12h / 15h / 17h30min / 19h15min / 20h30min / 22h15min

aos sábados, domingos e feriados

PAQUETÁ x RIO: 5h30min / 7h / 9h / 12h / 15h / 17h30min / 19h15min / 20h30min / 22h15min

RIO x PAQUETÁ: 5h15min / 7h10min / 10h30min / 13h30min / 16h / 17h45min / 19h / 21h / 23h

Preço da passagem: R$4,50

As barcas em direção a Ilha de Paquetá saem da Estação das Barcas na Praça XV, no centro da cidade do Rio de Janeiro. Tempo de viagem: 70 minutos.


Informações no site da Concessionária oficial do serviços de transporte, BARCAS S/A:
Telefone 0800 70 consegue 40 113

4 comentários:

  1. Já fui em Paqueta umas 10 vezes.Uma semana antes desse carnaval de 2010 levei a minha família para passear lá.A única coisa ruim que eu acho em Paquetá é o mal cheiro que os cavalos de lá tem,chega a arder o nariz,fora isso tudo é muito bom. Realmente tudo que disse são verdades verdadeiras.
    1 forte abraço

    ResponderExcluir
  2. OI, Obrigado por divulgar os bares, botecos, botequins, biroscas e afins da Ilha de Paquetá.
    Os compositores que aparecem nas fotos são: Jorge Camburão, Carlos Veras, Neno, Aldo Parada e outros frequentadores do Bar da Carminha e da Barraca do Sereno. Quero convida-lo a visitar o site http://www.paquetaense.com.br pois em breve colocarei mais imagens mostrando e comentando sobre outros escondidinhos de bom tira-gosto e cerveja como você diz "cú de foca" estupidamente gelada.
    Se possível coloque um link para meu site, colocarei também um link para teu Blog.
    Saudações paquetaenses
    Jorge Soares

    ResponderExcluir
  3. Só eu nao conheço Paquetá, né? Adorei o blog.

    ResponderExcluir
  4. Minha vó nasceu em Paquetá, minha mãe morou na ilha até os 17anos, eu tive a oportunidade de morar por um tempo na ilha, e um dia quero voltar p ficar, lugar de pura paz. Amo Paquetá. O seu Eudulcio do botequim foi padrinho do me falacido tio Marcos.

    ResponderExcluir