quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Cozinhando, Atualizando e Criando - O nosso compromisso com a gastronomia no Brasil

Nada melhor do que entender a origem do que fazemos e usar variantes para criarmos.

Chefs do Brasil e do mundo inteiro, Restaurateurs e Gourmets são leitores por obrigação, não de receitas, mas de diversas literaturas, pela necessidade constante de atualização sobre novos ingredientes, descobertas nos modos de preparo e novas tendências que surgem a cada momento, até se teletransportar para conhecer a origem de cada alimento até hoje existente e utilizado na nossa cozinha e servida aos nossos Clientes, amigos e convidados.

Abaixo, sugiro uma leitura obrigatória e uma leitura gostosa, prazerosa literalmente, sob a qual estou desenvolvendo um trabalho para uma turma de terceiro ano do Curso de Graduação em Gastronomia.

Boa leitura, aprendam e divirtam-se.


O livro "História da Alimentação do Brasil"


Em cada quadrante do planeta, a alimentação humana resultou historicamente da combinação de fatores ambientais e culturais. As condições do meio, especialmente o clima, o solo e a biodiversidade ofereceram o material básico potencialmente alimentício. Por sua vez, os padrões culturais, aí incluídos técnicas culinárias, valores simbólicos, forneceram ferramentas para transformar parte do material potencialmente alimentício em comida. Esses padrões culturais estabeleceram em cada ambiente e para cada sociedade, a diferença entre o comestível e a comida.

Além disso, sobre o universo da comida se desenvolveram critérios de status social, atribuindo-se maior ou menor prestígio a algumas comidas, prestígio esse estendido às pessoas que as comiam. Normalmente, as comidas de maior prestígio estavam associadas a maior dificuldade de obtenção dos ingredientes ou uma preparação mais complexa ou trabalhosa. No presente texto, discutimos as condições ambientais, a biodiversidade, e os padrões culturais e sociais da alimentação, ao longo dos últimos seis séculos, na província do planeta hoje chamada de Brasil.

O livro "História da Alimentação do Brasil" chama a atenção dos estudiosos pela sua idéia, conteúdo e pela apresentação dos temas. A obra dá oportunidade a todos os interessados e curiosos em culinária de conhecer o que se comeu e bebeu no Brasil, sob a influência de várias etnias, principalmente a portuguesa, a indígena e a africana. Luís da Câmara Cascudo pesquisou e selecionou os antigos costumes universais comparando-os com o do Brasil, bem como a fabricação de objetos de uso no preparo da alimentação e até a padronização de horários de refeições, suas superstições e crendices.



--------------------------------------------------------------------------------

O livro "Afrodite" de Isabel Allende


Um passeio deslumbrante por receitas, histórias, e dissertações que aliam gastronomia e sensualidade, onde os pratos, assim como o preparo dos mesmos adquirem todo um contexto afrodisíaco. "Afrodite" presenteia-nos com receitas que primam em sua excelência pela leveza e pelo equilíbrio entre aromas, sabores e texturas, como prefácio incisivo e determinante de um ritual de sedução.

Após a morte da filha, Isabel Allende passou três anos tentando exorcizar a tristeza da perda, até que, um dia, resolveu dar um basta na melancolia. Surgiu, então, o projeto de escrever Afrodite. Segundo Isabel Allende, o sabor e o paladar da comida associam-se à sexualidade. Um jantar apetitoso começa com uma sopa suave, passa pela entrada, culmina com o prato principal e finalmente com a sobremesa. Esse processo é comparável ao de fazer amor com estilo: começando com insinuações, saboreando os jogos eróticos, chegando ao clímax com o estrondo habitual e, por fim, deslizando em um afável e merecido repouso. "Afrodite" reúne uma infinidade de receitas, que incluem sopas, molhos, pratos principais, bebidas afrodisíacas como a sofisticada Carlota dos Amantes à base de chocolate, nozes, café, licor e ovos, além de caldas e cremes doces, capazes de satisfazer a gula dos gourmets e saciar os instintos dos amantes.

Mas mais do que isso, ou numa sintonia paralela, a autora nos conta histórias, nos mostra poemas, faz citações, compilando tudo num relato poético e bem-humorado, que nos contagia e nos desperta para a consciência da capacidade que possuímos em exacerbar toda a sensualidade que nos é latente, bastando para isso que, em nome do amor, saibamos recorrer às ferramentas que a conduzem.

Isabel defende que apetite e sexo são os grandes motores da história, preservam e propagam a espécie, provocam guerras e canções, influenciam religiões, lei e arte. Gula e luxúria, que tantas loucuras nos fazem cometer, têm a mesma origem: o instinto de sobrevivência.



Título: Livro - Afrodite
Subtítulo: CONTOS, RECEITAS E OUTROS AFRODISIACOS
Autor: Isabel Allende
Editora: Bertrand Brasil
Assunto: Literatura Estrangeira-Contos E Cronicas
ISBN: 8528606740
Idioma: Português
Tipo de Capa: ENCADERNADO
Edição: 1
Número de Páginas: 328

Título: Livro - Historia Da Alimentaçao No Brasil
Autor: Luis Da Camara Cascudo
Editora: Global Editora
Assunto: Culinaria
ISBN: 8526007122
Idioma: Português
Tipo de Capa: BROCHURA
Edição: 1
Número de Páginas: 954

3 comentários:

  1. Afrodite, pra mim, é livro de cabeceira! :) Já a outra dica, não conhecia, mas vou atrás!

    ResponderExcluir
  2. História da Alimentação do Brasil é meu livro de consulta, de referência, de ler e reler várias vezes. Boa dica!

    Adorei o Blog!

    ResponderExcluir
  3. Thaty e Ana, uma empresta o livro pra outra...rsrsrs...Obrigado por comentarem no nosso Blog...o comentários de vcs formam a alegria do blotequeiro...O livro Afrodite serviu para inspirar-me num trabalho junto aos formandos em Gastronomia de harmonização Kama Sutra x Receita...Fantástica a receptividade, e a idéia é virar cardápio de motel. Já Luis da Camara Cascudo é a nossa Literatura comparada a Larousse Culinária francesa...A História da Alimentação no Brasil e a Larousse Culinária, pra nós brasileiros, são literaturas obrigatórias. Beijos e boa leitura !!! Mantenho-as atualizadas sobre novidades...Carlos Henrique Cadinha

    ResponderExcluir