sábado, 10 de abril de 2010

Petiscos criados com JILÓ em 41 bares de Belo Horizonte - XI CDB de BH

XI COMIDA DI BUTECO de Belo Horizonte

Petiscos criados com jiló em 41 bares de Belo Horizonte.

De 09 de abril a 9 de maio. A festa "A saideira" será nos dias 15 e 16 de maio.




:: Jiló é o ingrediente-tema da 11ª edição do Comida di Buteco

por Eduardo Tristão Girão - Jornal Estado de Minas

Quer você goste ou não, começa hoje em Belo Horizonte uma verdadeira temporada do jiló com a 11ª edição do Comida di Buteco, sem dúvida um dos mais representativos festivais gastronômicos do país. Os 41 bares participantes têm a obrigação de incluir o ingrediente em seus petiscos, na esperança de que até 9 de maio a freguesia saia convencida de que o rótulo “comida de passarinho” é uma tremenda injustiça com o jiló. As casas disputam o prêmio de primeiro lugar (maior pontuação nos quesitos tira-gosto, com peso de 70%, atendimento, temperatura da bebida e higiene), que será revelado na tradicional festa A saideira, dias 15 e 16 do mês que vem, com shows variados.


Coordenador do festival, Eduardo Maya preparou vários tira-gostos
com jiló antes de optar pelo tema


“O mais importante é termos mantido esse formato iniciado há dois anos para valorizar nossos ingredientes. Essa função é muito importante para o Comida di Buteco. Começamos com o torresmo, depois vieram as verduras e agora é a vez do jiló”, afirma Eduardo Maya, idealizador e um dos organizadores do evento. A escolha do ingrediente deste ano foi dele: “Quis provocar mesmo. Ano que vem, será a vez do coentro ou do pequi”, brinca.


Tira-gosto "Prosa de Minas" do Café Palhares - Campeão de 2009



A reação dos proprietários dos bares participantes quando souberam do tema deste ano, conta ele, foi tranquila. “Eles já estão acostumados a essa proposta de focar num ingrediente. Ano passado teve chiadeira por causa da serralha, verdura que ainda hoje não é fácil de achar”, lembra ele. Tudo em conformidade com o objetivo da recém-criada ONG Conspiração Gastronômica, das quais é um dos fundadores e que terá como objetivo valorizar ingredientes locais e estimular a criação de uma moderna cozinha mineira.


Tira-gosto "Bafana-Bafana" do Bar do Doca
Tradicional point de todas as edições do CdB de BH


:: Jiló - Um fruto versátil

Como é de costume, os 10 últimos bares colocados do ano passado não participarão do Comida di Buteco deste ano, dando lugar a seis que participam do evento pela primeira vez (Mulão, Bar do Rei, Estúdio da Carne, Adega & Churrasco, Maria Aracy e Estação Gerais) e quatro que retornam depois de algumas edições no “limbo” (Temático, Via Cristina, Pé de Goiaba e Antoniu’s, este último sob nova direção).


Em Santa Tereza, "Suando a Jiló" do Bartiquim e "Frevo Mineiro" do Bar Temático 

Duas características marcantes que o evento vem consolidando nos últimos tempos continuam presentes nesta edição. A primeira delas é a inclusão de diversas casas fora da inchada zona Sul e de polos gastronômicos como o Bairro Santa Tereza: praticamente metade delas está em bairros como Esplanada, Barreiro, Palmares, Santa Mônica, Nova Granada, Floramar e Planalto. A segunda é o incentivo à criatividade dos bares na hora de definir os tira-gostos que os representarão no concurso.


:: Leia mais sobre a versatilidade do jiló e o desafio de quebrar um estigma e socializá-lo nas mesas de botequim. Post de Carlos Henrique Cadinha, nesse blog.





:: Leia tudo sobre o XI Comida di Buteco de Belo Horizonte

2 comentários:

  1. Adorei o blog ; e essa reportagem sobre jiló então me deixou com agua na boca Carlos !Jô Bonifacio.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Jô, espero revê-la em breve para um rolé pelos botecos...Bjs, Carlos Henrique Cadinha

    ResponderExcluir