sexta-feira, 15 de abril de 2011

:: Arribando com uma Paloma, Michelada, Mezcal, Tepache e Tejuino ::

Se você perguntar para algum mexicano qual é o coquetel de tequila mais tomado no seu país, a resposta será surpreendente.




Nada de Margarita, que  é a mais famosa: a resposta será "Una Paloma". O drinque é uma mistura simples: uma dose de tequila com suco ou refrigerante de toranja (uma espécie de laranja muito consumida no México), e é refrescante e saboroso.

Já a Michelada é uma bebida surpreendente ao gosto dos brasileiros. Batizada em homenagem ao seu criador, o general Don Augusto Michel, da cidade de San Luis Potosi (a aproximadamente 360km da Cidade do México), é uma espécie de cerveja temperada. Em um copo de gelo, ele colocava suco de limão, sal, molho shoyu, pimenta do reino, chilli e tabasco. Quem via ficava curioso e pedia também, e acabou virando um sucesso !





E, se você achou essa mistura meio estranha, tente provar o Mezcal. Produzido com agave, mesma planta da tequila, ele é servido com um verme vivo. É isso mesmo: bebida para gente corajosa! Claro que esse bichinho não faz mal a saúde. Ele vive na própria planta de agave e deve ser engolido junto com o trago. Observação: nada de mastigar!

Para dar uma amenizada no paladar, vamos falar agora sobre o Tepache e o Tejuino.  O primeiro é feito com o núcleo e a casca do abacaxi, açúcar mascavo e canela fermentados por três dias.  Depois um pouco de cerveja é usada para cortar a doçura. Parecido com um licor, ele tem um toque diferente. Já o Tejuino tem baixo teor alcoólico, bem baixinho mesmo - até as crianças tomam por lá - é feito com uma bebida fermentada a base de milho, suco de limão e servido com uma pedra ou bola de gelo.

Ah, a Margarita? Essas vocês já conhecem!

No Brasil, encontre esses drinques e muito mais no PEPPERS Bar - Rua Domingos de Morais, 2330 - Vila Mariana - São Paulo - Tel.: +5511 5573-4733 -http://www.peppersbar.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário