quinta-feira, 30 de abril de 2009

Kebabiando por aí !!! Turco ou Grego ??? Girando ou na grelha ???


Guarde bem essas duas palavras! Essa é um dica de sobrevivência importantíssima para quem está com pouco dinheiro e precisa se alimentar por lá! E de quebra comer algo típico. E nada mais típico na Alemanha do que um legítimo lanchinho turco! As palavras Döner (pronuncia-se mais ou menos "dênar") e Kebab são sinônimos de banquetes rápidos e, principalmente, baratos.
É virtualmente impossível você ir longe sem esbarrar em um. Dependendo o bairro, com um monte! Por dois euros(em média)você pode comer até passar mal uma espécie de mega-sanduichão com muita salada, molho, batata frita, cebola e carne, servidos em um grande pão aberto. Tudo feito na hora.


O equivalente brasileiro seria o bom e velho "churrasquinho grego", mas o Döner é muito mais exagerado e calórico. Não é todo mundo que come um inteiro, mas é energia suficiente para ficar muitas horas sem comer. Para o bem de minha saúde só encarei a opção vegetariana (Dürüm), onde a carne é trocada por queijo. Outra dica importante é pedir sem cebola, pois eles carregam mesmo nela. Ah, sim, nesses lugares você sempre come em pé.

Döner kebab (em turco: döner kebap, literalmente "espeto giratório") é um prato nacional turco, feito de carne assada num espeto vertical e fatiada antes de ser servida. A carne pode ser de cordeiro, carneiro, bovina, caprina ou frango. Alguns dos nomes alternativos também utilizados para o prato, muito comum em todo o Oriente Médio e na região européia dos Bálcãs, são kebab, donair, döner, ντονερ, doner ou donner. O döner kebab também está relacionado a diversos outros pratos similares das culturas vizinhas, como o shawarma e o gyros. Uma versão desenvolvida para agradar o gosto dos alemães, feita por imigrantes turcos residentes em Berlim, tornou-se uma das fast-foods mais populares da Alemanha, e muitos expatriados turcos exportam os döners "alemães" de volta para seu país natal.

No Brasil o döner kebab é comercializado com o nome de churrasco grego, normalmente em barracas de rua e pequenos estabelecimentos comerciais nos centros das grandes capitais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário