sexta-feira, 7 de outubro de 2011

:: Os premiados da Veja Rio Comer & Beber 2011 / 2012 ::

Os resultados da décima quinta edição de VEJA Rio Comer & Beber foram conhecidos nesta quinta-feira (6). Os nomes dos indicados e vencedores nas categorias Restaurantes, Vinhos, Bares e Comidinhas foram revelados durante o evento de premiação, que já chega a seu nono ano, realizado no Pier Mauá e apresentado pela atriz Maria Fernanda Cândido.

No total, foram entregues 43 prêmios: 14 para a categoria Restaurantes, 3 para Vinhos, 10 para Bares, 12 para Comidinhas e 4 especiais.

A cerimônia recebeu mais de 1.000 convidados. Os vencedores receberam seus prêmios das mãos de celebridades como a miss Brasil Priscila Machado; os empresários Luiz Calainho e Alexandre Accioly; as atrizes Nívea Stelmann, Suzana Pires e Regina Duarte; e o humorista Fábio Porchat. Também marcaram presença no evento o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; os cantores Jorge Aragão e Emilio Santiago; e o apresentador do Fantástico Zeca Camargo.

 Escola do Pão, melhor Café da Manhã

Abrindo a noite, foram anunciados os melhores na categoria Comidinhas: Café Sorelle (Brownie), Deli 43-Pavelka (Cachorro-quente), Escola do Pão (Café da Manhã), Aquim (Chocolate), Alda Maria Doces Portugueses (Doce Português), Talho Capixaba (Empada), Yogoberry (Frozen Yogurt), Joe & Leo’s (Hambúrguer), Talho Capixaba (Pão), Rotisseria Sírio Libaneza (Salgado), Mil Frutas (Sorvete) e Polis Sucos (Suco).

Delirium Café, a melhor Carta de Cervejas

Na sequência, os premiados na categoria Bares foram Chico & Alaíde (Boteco), Delirium Café (Carta de Cervejas), Jobi (Chope), Aconchego Carioca (Cozinha), Bip Bip (Música ao Vivo), Do Horto (Para ir a Dois), DoiZ (Para Paquerar), Bar do Adão (Pastel) e Bar Urca (Visual do Rio). 

O Garçom do Ano, segundo os jurados, é Jorginho, do Bar Rebouças.

Na categoria Vinhos, os vencedores foram Terzetto, com a melhor Carta de Vinhos; Bergut, para a melhor Loja de Vinhos; e Dionisio Chaves, do Duo, foi eleito o Sommelier do Ano.


 Terzetto, a melhor Carta de Vinhos

Já os ganhadores da categoria Restaurantes foram Barsa (Bom e Barato), Sawasdee Bistrô (Asiático), Quinta (Brasileiro), CT Boucherie (Carne), Oro (Contemporâneo), Market Ipanema (Cozinha Rápida), Nova Capela (Cozinha Tradicional), Le Pré Catelan (Francês), Gero (Italiano), Ten Kai (Japonês), Satyricon (Peixes e Frutos do Mar), Capricciosa (Pizzaria), Antiquarius (Português) e, encerrando, Eça com a melhor Sobremesa.
 
 Uma tarde típica no Barsa, prêmio Bom e Barato

Leia mais sobre o Barsa no Blog do Moa, por Moacyr Luz



Fechando a cerimônia, os prêmios especiais da noite foram para Pablo Vidal, do Zazá Bistrô Tropical, eleito Chef Revelação, e Felipe Bronze, do Oro, como Chef do Ano. O Restaurateur do Ano (dono de restaurantes) foi Claude Troisgros, dos restaurantes CT Boucherie, CT Brasserie, Olympe e 66 Bistrô. A Personalidade Gastronômica de 2011 foi José Temporão, do Mosteiro.
 
Claude Troisgros, o Restaurateur do Ano, dos restaurantes
CT Boucherie,
CT Brasserie, Olympe e 66 Bistrô.

A definição de todos os premiados da noite passou pelo crivo dos críticos de VEJA Rio, Fabio Codeço (Restaurantes, Vinhos e Comidinhas) e Rafael Sento Sé (Bares), que compõem o corpo de jurados formado por críticos de gastronomia.

Promovido pelo Grupo VEJA, o evento VEJA Rio Comer & Beber contou com patrocínio de Bohemia e Banco do Brasil; apoio nacional de Tramontina e Café 3 Corações; e apoio regional da Nextel, BarraShopping, Chevrolet e Unimed Rio.

A 15ª edição especial de VEJA Rio Comer & Beber traz, a partir de amanhã, dia 8 de outubro, 1.000 endereços da capital sendo 420 melhores lugares em Restaurantes, 310 melhores Bares, 235 melhores Comidinhas, além de 35 endereços para comprar vinhos. Com tiragem de 140 mil exemplares, a edição estará disponível em bancas, revistarias, livrarias e redes de supermercado.