sexta-feira, 18 de novembro de 2011

:: Novidades da gema no premiado boteco tijucano ::

Não basta ser campeão,
tem que se reinventar, sempre.
Da Gema lança novo cardápio de petiscos
e almoço com minutas clássicas


"O Da Gema é um dos poucos botecos cariocas que refazem seu cardápio anualmente"cita com orgulho Carlos Brasil, um dos sócios, durante nosso último papo entre Vila Rosário em Duque de Caxias e a saideira no Da Gema em pleno e vivaz dia de finados.



Embora soubesse desde sempre que servi de estudo de caso e benchmarking para a concepção do Da Gema - a turma formada por Carlos, Leandro, Luiza e Carla frequentavam o O Original do Brás e obteram do meu ex-sócio José Carlos algumas dicas essenciais para o startup do negócio - confesso que demorei um pouco a fazer a primeira visita, muito em função da temporada de 15 meses que passei em Porto Alegre.

Com DNA de boteco suburbano, permitindo-se ousar sem perder as origens da gastronomia carioca e boêmia, pois diferentemente dos meus negócios o Da Gema  possui a formação acadêmica de Chef em todos os sócios,  encontrei uma casa que já se junta ao movimento "resgate da cultura dos originais botequins cariocas".

É botequim, é suburbano, e não por isso pode abrir mão dos principais atributos, cujo check list antecipo: Cozinha, Cerveja gelada, Atendimento e Higiene - OK !

Com um cardápio que mescla clássicos de botequim, como o torresmo, e invenções curiosas, como o caldo premiado a base de Doritos, atente bem a todos os gostos e permite uma velejada etílica-gastronômica.

O principal objetivo desse post é falar do novo cardápio e do serviço de almoço, iniciado essa semana. Mas, como demorei muito a fazer minha primeira visita, não posso deixar de registrar que o jovem Da Gema já nasceu vencedor: 

2o. lugar na primeiro Comida di Buteco que participou
em 2010 com o petisco "Fondue da Gema",
e foi o grande campeão em 2011 com o petisco
"Doce Subsolo do Buteco"
.
 Ambos orgulhosamente mantidos no cardápio.

Fondue da Gema - uma combinação de creme de milharina
com maionese, milho branco, temperos e mozarela,
acompanhada de linguicinha de porco e costelinha.


Doce Subsolo do Buteco - tutu de feijão preto com carne seca desfiada,
couve, creme de aipim e zeste de laranja montado em camadas.

As fotos serão postadas em breve, mas listo aqui algumas das novidades já disponíveis no novo cardápio do Da Gema:

Empadas abertas de ratatouille e frango na cerveja, Gorgonzola atropelado com biscoito da gema, Costelinha com pimenta doce que leva a exclusiva geléia de pimenta preparada pelo Leandro, que na frigideira ganha brilho de barbecue, Polentinha com cozidinha, a mesma polentinha mole que já faz sucesso com rabada desfiada agora coberta com uma deliciosa carne cozida desfiada.

No entanto, a grande novidade do Da Gema está na aposta no serviço de almoço para atender o grande público da região, ávido por novidades com qualidade. No cardápio de almoço:

Arroz de bacalhau, Polenta da casa, Costela com batata, Lingüiça com aipim, PF carioca, Camarão da casa e Parmegiana.

Para maiores detalhes sobre os pratos, fica aqui o convite para observar as novidades pessoalmente.

Como eu sou mais de petiscar do que almoçar, deixo a dica de começar os trabalhos com pastéis de feijão gordo acompanhados de uma Colorado Indica.

Soma-se a isso tudo, o alto astral e a alegria do tijucano e também a juventude e o talento dos sócios da casa. Vida longa e sucesso ao Da Gema !

Serviço:

Da Gema - Rua Barão de Mesquita, 615
Tijuca (ao lado do Batalhão da PM)

Tel.: (21) 2208-9414

2 comentários:

  1. Maravilha, estive por lá a 220W + o Bond 69 vai voltar para comer Costelinha com pimenta doce (rs)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Carlos Cadinha,
    O seu site é rico de infirmação e muito bem elaborado. Pretendo visitá-lo conm frequência, porém sobre BOTECO DE VERDADE tem muito pouco ou quase nada. Venho batalhando para a sobrevivência dessa espécie em extinção, e da CULTURAO do BOTECO ORIGINAL. Sobraram 15 no Leblon, caso se interesse sobre a matéria. Ver http://botecosdoleblon.blogspot.com/
    Perdão, mas gastronomnia de buteco é a "baixa gastrononia" dos PF's, que podem ser excelentes.
    Saudações
    Luis Alfredo

    ResponderExcluir