quarta-feira, 31 de março de 2010

Ora Pois Pois, tá em dúvida onde comer um bacalhau com os amigos na quinta da Semana Santa ?


Quinta-feira da Semana Santa, é o dia para aquele almoço esticado com os amigos do trabalho, comer um bom prato de Bacalhau com Vinho Verde bem gelado ou simplesmente petiscar alguns Bolinhos de Bacalhau, Ora Bolas !

Seguem dicas legais. Quem sabe não nos esbarramos em um deles ? 




:: Restaurante Mosteiro, segredo é sagrado.



José Temporão, 85 anos, dono do Restaurante Mosteiro e pai do ministro da Saúde, não revela por nada neste mundo a fórmula para tornar perfeita a massa de sua famosa empada: delicada no ponto certo para derreter na boca, mas firme o suficiente para não se esfarinhar na primeira garfada. No recheio, a diferença para outras empadinhas de camarão é muito evidente. Em vez de um creme com pedaços do crustáceo, ali o que se vê são camarões médios inteiros, tenros e saborosos. "Onde mais você encontra uma coisa dessas?", desafia. Por dia, sai mais de uma centena desses deliciosos salgadinhos, execrados pelos gurus das dietas de emagrecimento.

Nesta casa tão portuguesa quanto seu dono, oriundo de Viana do Castelo, o menu traz vinte receitas de bacalhau. A que recebeu o nome do restaurante consiste em uma posta grelhada, com cebola sautée, muito azeite, batatas cozidas e brócolis.

Desde 1964, quando abriram as portas, os salões do Mosteiro, decorados pelo próprio Temporão pai, recebem figuras da política e do empresariado nacional, de Delfim Netto ao atual ministro da Fazenda, Guido Mantega, que esteve lá em almoço com José Temporão, o filho.


:: Restaurante Adegão Português, português português 



Há 38 anos no ramo, já virou referência. Tem dezoito pratos de bacalhau. O tropical, posta assada na brasa, temperada com cebola, pimentão e alho picado, servida com batata corada e arroz de brócolis, é uma dica.

Aberto há 45 anos no Campo de São Cristóvão, o Adegão Português é vencedor de vários prêmios na categoria cozinha tradicional. As fartas receitas lusitanas são servidas em um recinto que remete às tabernas de além-mar.

A cada semana são dessalgados 600 quilos de bacalhau, matéria-prima das trinta receitas à base do pescado, especialidade da casa. Seu preparo impecável pode ser conferido na versão à lagareiro, em que a posta do peixe vai ao forno regada de azeite para dourar junto de batata, cebola e brócolis, ou ao zé do pipo, cozido ao leite e gratinado com purê de batata e molho de cebola e alho.

Essas sugestões também estão disponíveis na filial da Barra da Tijuca, inaugurada em 2005 e com ambiente mais sofisticado. É aconselhável reservar apetite para os doces, dos quais se destacam as natas do céu, com creme de leite fresco coberto de farofa de biscoito e ovos moles.


:: Bolinhos de Bacalhau, alternativa "gastronomia de botequim", para quem vai esticar a tarde de verdade, ó gajo porreiro. 


Vou usar da tática "Dourado" e reaquecer um post que publiquei no final do ano passado sobre Bolinhos de Bacalhau, mas que continua atual e ótima dica.

Post original Blog Gastronomia de Botequim, 18 de dezembro de 2009


O que o bolinho de bacalhau e o torresmo tem em comum ? São petiscos facilmente encontrados em qualquer bom boteco, mas que quando apreciados com atenção e curiosidade, não fogem a famosa afirmação: "não existem duas receitas iguais !"
Já parou pra pensar nisso ? E o pior é que é verdade. Cada bolinho de bacalhau tem sua receita própria e seu formato próprio, assim como o torresmo.

Formas, Crocâncias, Tamanhos, Segredinhos,...,só não vale o "batatalhau"...

Quando eu pensei que já tinha visto de tudo quanto a formatos de bolinho de bacalhau, eis que embarco num trenzinho em Campos do Jordão e vou até Santo Antônio do Pinhal. Chegando lá, enquanto os turistas foram fazer compras e tirar fotografias, eu parei num boteco na própria estação de trem e pedi bolinho de bacalhau e cerveja Brahma Extra. Advinha o formato do bolinho ??? Um disco, meio parecido com um pequeno hamburguer ou um gráfico pizza 3D, entenderam ??? Veja abaixo. Putz, o mais impressionate vem agora...o bolinho é bom pra carái véi e a Brahma Extra tava do tipo cú de foca antes do aquecimento global (sinônimo de meio ambiente, segundo Dilma Russef).

A lanchonete foi fundada há 15 anos pela família Audibert, de origem francesa, e esta entre as melhores da cidade na sua especialidade. Lá você será recepcionado pelo Sr. Danilo, proprietário, que irá ajudá-lo na escolha, um atendimento personalizado, com carinho, atenção, alegria e respeito, ingredientes já tão conhecidos dos seus freqüentadores.

Quase perdi o último trem, mas não me arrependeria caso isso acontecesse. Coisas de Guilherme Studart, e nem pensava em conhecê-lo, isso deve ter uns 10 anos.
:: Adega D´Ouro, Seu Neca, Baixinho agora empreendedor e o Juramento !!!


Durante praticamente 20 anos, usava a Avenida Automóvel Clube, a partir de Vicente de Carvalho, para chegar ao trabalho. Lembro-me como se fosse hoje os acontecimentos que antecediam o Natal num boteco bem ali na Praça de Vicente de Carvalho, em frente ao metrô. Caminhões de batata descarregavam diariamente para a elaboração dos quilos e mais quilos de massa de bolinho de bacalhau que Seu Neca preparava e ainda prepara.

Pra quem não conhece Seu Neca, trata-se da grande figura e dono da famosa Adega D´Ouro em Vicente de Carvalho, ali mesmo, aos pés do Juramento. As vésperas do Natal era comum ver fila virando a esquina antes mesmo da Adega abrir pra comprar a massa. Até hoje é assim. Coisa de doido !

Isso aqui não é um ranking, mas vou listar os bolinhos de bacalhau do RJ que mais curto (ordem alfabética):

:: Adega Bacalhau do Baixinho - Vicente de Carvalho


:: Adega D´Ouro - Vicente de Carvalho


:: Adega Duas Nações - Vicente de Carvalho


:: Bar Adonis - Benfica


:: Bar da Costelinha - Vila da Penha


:: Bar O Original do Brás - Brás de Pina


:: Caneco Gelado do Mário - Niterói (Centro)


:: Rei do Bolinho de Bacalhau - Ilha do Governador



Passem por lá, experimentem, conversem com o Mario, Neca, Luiz ou Manoel, Antero, Domingos, Zé Carlos, Baixinho, ..., voltem aqui e comentem.

:: 3 bons Vinhos Verdes Portugueses


Gazela é um Vinho Verde de sabor suave, leve e refrescante, que sabe bem com a vida. 
Gazela é um vinho descomprometido, um clássico renovado, que confirma todo o potencial da região para criar vinhos leves e cativantes, ideais para o dia-a-dia.



Quinta da Aveleda é um vinho nascido e criado na Quinta da Aveleda. Fruto da harmonia perfeita entre técnica e tradição, o Quinta da Aveleda é a imagem fiel do lugar que lhe deu o nome. Todos os anos são cuidadosamente seleccionadas as melhores uvas das castas Loureiro, Trajadura e Alvarinho produzidas nos cerca de 150 hectares de vinhas da Quinta da Aveleda. As suas quantidades são controladas para garantir os elevados padrões de qualidade a que o consumidor de Quinta da Aveleda se habituou.



A Quinta do Toutiçal é produtora da sua própria marca de vinhos verdes, brancos, tintos e de rosés, assim como de espumantes (Quinta do Toutiçal e Toutiçal). Estes vinhos são elaborados a partir da escolha cuidada das melhores uvas produzidas e dos cachos mais perfeitos escolhidos na vindima. As colheitas são seleccionadas e orientadas pelo enólogo Jorge Sousa Pinto. A ilustração dos rótulos destes vinhos, é da autoria do Mestre José Rodrigues.



Serviço:

:: Restaurante Mosteiro - Rua São Bento, 13 - Centro - Tel.: (21) 2233-6478


:: Restaurante Adegão Português - Campo de São Cristóvão, 212 - São Cristóvão - Tel.: (21)  2580-7288 e 2580-8689

domingo, 28 de março de 2010

Andando e Acecipando em Copacabana, 3 bares + 7 quarteirões = nota 10

Uma pérola de mini roteiro de boteco para ser feito a pé, em Copacabana, numa tarde de domingo, calor, céu azul, bate papo descontraído e hilário.
Só não pode chegar em casa pra lá do Panamá.




Primeira Parada - Bar Pavão Azul
Rua Hilário de Gouvea, quase esquina com Rua Barata Ribeiro.

:: Agora com 2 casas e segurança total, pois a tradicional casa fica em frente a 12a. DP e a nova ao lado. O Pavão é Azul e escoltado pela polícia.

Confesso, ainda não conheço a nova casa - peço desculpas a Dona Vera - mas na casa original, a cozinha atrás do balcão, cabe um fogão convencional de quatro bocas. Diariamente é repetido o ritual de colocar de molho 15 a 20 quilos de bacalhau, fervê-los e desfiá-los no capricho.

Na hora de servir, o pescado é misturado com azeite, ovo, cebola e salsinha, tudo em proporções supervisionadas de perto pela simpática, guerreira, empreendedora e amida da terrinha, a portuguesa Vera Afonso.

A Patanisca – uma espécie de bolinho de bacalhau feito sem batata – é o nome da iguaria que mantém sempre cheio o Bar Pavão Azul. Não importa que a receita tenha vindo com Vera de Trás-os-Montes, pois é reconhecida como prima-irmã e uma variação suflada, suspirada de um dos petiscos mais famosos do Rio, o Bolinho de Bacalhau. As pataniscas, os bolinhos de bacalhau que se desfazem como um suspiro, as sardinhas fritas e outras heranças lusitanas.

::


Segunda Parada - Adega Pérola
Rua Siqueira Campos - "Bairro Peixoto"

:: Conheci a Adega Pérola ainda menino, com 5 anos, pois meu Tio, Silvio Madureira, era frequentador do tipo "sócio", batia ponto por lá e levava meu Pai e eu ia junto. A Adega Pérola é um caso a parte e só conheço algo parecido em São Paulo do Bar do Seu Luiz Fernandes, em Mandaqui. São 70 acepipes expostos no balcão, alguns por unidade, porção, meia porção, peso, e você monta do jeito que quiser. Sem falar de outros petiscos que saem da cozinha.


Boteco conhecido como resistência a comida light, a Adega Pérola, não viu diminuir sua clientela. Lá é possível se perder na hora de escolher um entre os petiscos. Mas a lista sofreu baixas nos últimos anos, quando deixaram de ser ofertados testículos de boi e joelho de porco. Pouco encontrado em outros lugares, o rolmop, enrolado de sardinhas marinadas, chamado por alguns de "sushi de português", é o carro-chefe da casa. Gosto muito das variações de jiló e mexilhão ao vinagrete. Programa imperdível.

Agora vamos andar 5 quarteirões com o compromisso de parar somente em caso de emergência, pois temos que chegar no Panamá, o boteco mais limpo do mundo !!!

::



Terceira Parada - Bar Panamá
Rua Domingos Ferreira - entre Bolivar e Barão de Ipanema

:: Eu frequento muito a Pizzaria Caravelle em Copacabana, uma tradicional pizzaria que gosto muito e que fica extamente em frente ao Bar Panamá. E o que me chama a atenção ? Sempre a mesma coisa: um Senhorzinho atrás do balcão, um funcionário de uniforme azul, todos os itens expostos com preço pendurado e um chão de dar inveja pro melhor porcelanato que existe, o chão mais limpo do boteco mais limpo que conheço.


Juarez Becosa certa vez, referindo-se a Rua Domingos Ferreira, a batizou de "Forrest Gump Carioca", adorei !


A primeira lanchonete do Bob´s foi ali, aberta em 1952 e continua até hoje. E, exatamente ao lado, dois espanhóis, Antônio e Rogério, comandam, desde 1968, o Panamá Bar.

O Panamá é botequim botequim. Não aceita cartão, não tem mesa nem garçom. O letreiro é lindo, das antigas, e fica no centro da grande estante de madeira colorida pelas garrafas e etiquetas de preços feitas à mão.


Mulher por lá é raridade, mas parece que o bar foi feito pensando nelas, pois possui cuidados que deixariam sua companheiro lisonjeada. Para começar, serve champanhe gelada, e a preços camaradas: R$ 32 a garrafa de Salton, com direito a taça e balde de gelo. O banheiro é mínimo, mas limpíssimo, com espelho na porta e gelo no mictório.


O balcão, oferece sardinha inteira, jiló recheado, batatinhas e outros petiscos de bar ibérico. Nada demais, mas não importa. O que alimenta ali são as histórias. Da rua, dos donos, dos clientes, dos dias em que a Domingos Ferreira era vitrine do Brasil.


Serviço:

:: Bar Pavão Azul - Rua Hilário de Gouveia, 71 - Copacabana
Tel.: (21) 2236-2381.


:: Adega Pérola - Rua Siqueira Campos, 138 - Copacabana
Tel.: (21) 2255-9425.



:: Panamá Bar - Rua Domingos Ferreira, 242 - Copacabana
Tel.: (21) 2235-0933

Espero que gostem, boa caminhada !!!

gastronomia::de::botequim
por Carlos Henrique Cadinha

quinta-feira, 25 de março de 2010

FaceGourmet - Bacalhau Social - Gincana para Cozinheiros Amadores



Gincana Bacalhau Social
 
Amigos e Amigas do Facebook, quero propor uma gincana com nosso grupo aqui do Facebook, uma galera muito bonita, eclética, e que claramente admira a gastronomia, "gourmeteando", "restaurateurteando" ou nos brindando com criações surpreendentes, refiro-me aí aos grandes Chefs de Cozinha que nos presenteiam com sua presença na nossa rede.

As vésperas da Páscoa, pensei em extrapolarmos a fixação de pensamentos no mural, a curtição, os comentários, o papo ao pé do ouvido mural-a-mural e realizamos uma brincadeira, a Gincana Bacalhau Social.

Minha sugestão de receita, pra não dizer regras:
 
:: Período: de 25 a 31 de março de 2010
:: Quem pode participar: cozinheiros amadores, experimentais e inventivos, ou seja, cozinheiros sem formação acadêmica (meu caso por exemplo)
::
::
::

1. Criatividade - desde o nome, mas principalmente avaliar de forma diferenciada aquelas receitas que fogem aos pratos tradicionais de bacalhau.

2. Simplicidade - funcionalidade e praticidade na execução

3. Escolha de Ingredientes - capacidade de surpreender com ingredientes não tão comuns x ingredientes de fácil acesso

4. Apresentação - como nem todos conseguirão publicar as fotos previamente, creio, esse critério valerá como desempate

Os avaliadores deverão se candidatar voluntariamente no Grupo FaceGourmet - Bacalhau Social, que está sendo criado e será publicado hoje ainda. A idéia dando certo, manteremos o grupo, mudando o foco de acordo com a data festiva.
 
 
Eu, estou aqui me candidatando voluntariamente, estarei consolidando as receitas, nomes dos participantes, publicação das fotos, etc...Gostaria de ter mais 2 voluntários para ajudar nessa organização.

Então, resumindo:
 
1. Aqueles que se interessarem em participar, os FaceGourmets, deverão publicar sua receita, ingredientes, modo resumido de preparo, breve comentário sobre a elaboração e diferenciais e fotos, esse último item não obrigatório.

2. Aqueles que se interessar em participar como avaliadores deverão entrar no grupo deixando uma mensagem "eu quero ser avaliador (a)".

3. Não há número limite, pois a média será ponderada.

4. As notas serão de 0 a 5

5. O envio de foto valerá 1 ponto extra, desde que esta esteja com boa definição e não seja cópia de outro prato.

6. Então teremos nota máxima de 16.

7. Desempate: maior nota na ordem dos critérios Criatividade, Simplicidade e Ingredientes

8. Resultado: dia 02 de abril

9. As notas serão enviadas para o e-mail bacalhausocial@gastronomiadebotequim.com.br
 
10. Além do Grupo no Facebook, os detalhes da gincana estarão publicados no blog http://gastronomiadebotequim.blogspot.com/
 
11. Duvidas deverão ser enviados para o e-mail duvida-bacalhausocial@gastronomiadebotequim.com.br, visando não poluir o mural do grupo

12. As notas dos avaliadores serão publicadas nominalmente, até para validação dos mesmos.

Caso algum Chef ou Dono de Negócio queira apoiar o projeto, poderemos elaborar as 3 primeiras receitas em um dos estabelecimentos.

Cada participante deverá doar uma caixa de chocolate ou ovo de páscoa para uma ou mais Instituição a ser escolhida. A entrega ocorrerá no RJ e as pessoas de outros estados poderão participar enviando a doação da forma como preferirem. A entrega será feita no dia 03 com a presença de quem quiser.

Topam ? Vamos em frente e aguardo sugestões e críticas via e-mail duvida-bacalhausocial@gastronomiadebotequim.com.br

As receitas deverão ser publicadas no Grupo FaceGourmet - Bacalhau Social.



Um abraço e boas criações,

Carlos Henrique Cadinha

Critérios para avaliação:
Avaliadores: Chefs, Consultores de Comunicação em Gastronomia, Repórteres, Fotógrafos e Críticos em Gastronomia
A Gincana: elaborar uma receita a base de bacalhau que se chamará Bacalhau Social

domingo, 14 de março de 2010

Um rolezinho não programado pelo Subúrbio Carioca...Ô Sorte !!!


Amigos e Amigas Blotequeiros e Facebeers,

Meu último sábado começou às 06h da manhã, quando saí de casa, abasteci a viatura, parei no Ipiranga da Lagoa/Fonte da Saudade para tomar 2 expressos e comer alguns pãozinhos de queijo e daí, então, partir para a Vila da Penha, de onde ia liberar duas kombis de uma pequena mudança, uma pra São Pedro D´Aldeia e outra pra Campo Grande (em função da locação do imóvel).

Pois bem, mudança, mesmo sendo pequena, calor, Vila da Penha, peso, escada, elevador,..., f..., a programação era estar na praia às 14 horas, mas aí bateu saudade dos meus cantinhos suburbanos e além de muita sede e fome.

Seguimos então, eu, minha prima Andrea, minha amiga Giselly e meu amigo, e agora inquilino também, Ed, o Edimar.

Rumamos para a Adega Duas Nações, meio Vila da Penha meio Vicente de Carvalho, ali na Praça Aquidauana, ao lado do HSBC. Fui lá e abracei meus amigos que me viram com 10 anos quando cheguei na VP, Seu Luiz e Manoel. Passados 3,276 milisegundos que adentrei o recinto recebo uma caldereta meia pressão de Chopp Brahma estupidamente gelada, cremoso e bem tirado...Lembrei do amigo e mestre da percurssão, Wilson das Neves e falei: "ô sorte...".

Na Adega Duas Nações, que já foi a segunda casa do meu Pai e do Luiz Carlos da Vila, hoje ambos estão versando logo ali na rua de cima, começamos com uma porção de Bolinhos de Bacalhau (virados). Em seguida pedimos um espeto de coração de galinha feito na brasa com farofa de ovos que até tinha farinha, feita na hora. Pronto, firmou !!! Pedimos em seguida uma Picanha Junior, que vem selada do braseiro e é temperada no sal grosso e assada no rechaud de acordo com suas preferências e apetite. Para acompanhar, mais uma farofa de ovos, que até farinha tinha, e as melhores batatas portuguesas do RJ. Fome controlada, sede amenizada, plano de vôo do rolé modificado, radicalmente !!!



Como já comentei várias vezes, sou filho único, e tinha meu Pai como meu maior parceiro, e desde os 8 anos, frequentei botecos com ele. Aí, eis que aí, rumamos para a Adega da Costelinha, ou Adega dos Seu Domingos, na Praça Marco Aurélio, na Vila da Penha. Matei saudade do meu amigo Alexandre, filho do Seu Domingos e que comanda a casa hoje. Depois de rápidos cumprimentos, pedimos uma Brahma e logicamente uma Costelinha de Porco a passarinho, a assassina de aparelhos ortodônticos, já quebrei o meu lá umas 15 vezes...Desculpa Dra Kilza, mas não dava para beber Milk Shake de OvoMaltine naquela altura.
Essa parada foi rápida, um pit stop nostálgico, barato e que valeu a pena.

Seguindo o plano de vôo , que não estava programado, avião extra da ChoppJet totalmente fora de rota, rumamos pro meu TOP5, Bar da Amendoeira, em Maria da Graça, mesmo sabendo que sentiria saudades do amigo e falecido Dr Cesar, Médico-Veterinário, Dono do Bar, que serve uma carne-seca que todo mundo tentar fazer igual, mas ninguém consegue !!! Eu já desisti, reconheço minha incompetência !!! Pra variar encontrei meu amigo de Igreja, coroinha Ademar Barba, o Barba, e fiquei extremamente feliz de encontrar o Amendoeira lotado às 19h de sábado sob o comando da família do Dr Cesar...Pra mim foi um prêmio...Lá comemos a carne seca que não consigo fazer nem parecida e bebemos alguma coisa além de 1 caldereta de chopp.
 

Relâmpagos, vento, tempo fechado, folhas da Amanedoeira caindo, pensei: precisamos procurar um local seguro. Então, inteligentemente, liguei o Piloto automático e programei o OPS (Original Position System) para Rua Guaporé, 680 - Brás de Pina. É vero, Bar O Original do Brás !!! Chegando lá fui cumprimentar meus eternos amigos e ex-clientes, porém ansioso para chegar até as minhas garrafinhas de Indaiazinha e Colombina 10 anos.
 

Aí chega Jorge Bernini, amigos da Faculdade de Engenharia, o JC Jr, começa a apresentar seus mojitos originais e no Cantinho do Luiz Carlos da Vila, sentei no banquinho, com uma dose de Lua Cheia e cantei: "Vem amenizar a minha dor, amor / Tu és a entre elas a mais bela flor / Vem porque só eu te quero bem / És a vida da minha vida, querida...Vem dar lenitivo ao meu pobre coração / Que tanto sofre a esperar por teu amor / Vem suavizar esta paixão / E exterminar toda esta dor / Ora, vem por favor".
 

Aos pés de Santa Cecília, padroeira de Brás de Pina e dos músicos matei saudade do meu irmãozinho e ídolo Luiz Carlos da Vila.

E pra fechar esse post, só pra registrar que essa mini jornada teve como objetivo fazer um Test Figueiredo no Boldo em função dos 2 Comidas di Buteco que vem por aí e a Feira Internacional da Cachaça de Salinas, saí cantando uma música dos dois maiores compositores de samba do Brasil, digo, os dois maiores compositores de samba do Brasil, na minha opinião, LUIZ CARLOS DA VILA E CANDEIA.

Quem não lutar / Pra conquistar o que sonhou / Fazer por merecer / Se iluminar / Com a Luz que há no Vencedor / Pode até ganhar / E Mérito não ter

Aquecer / Os seus ideais em muito amor / Com o poder nas mãos não brincar / O arvoredo do mal derrubar / E arrancá-lo bem na raiz / Sua vida no bem sublimar / Pra ajudar a erguer o pilar / De um Mundo bem mais feliz


Adega Duas Nações - Av Vicente Carvalho, 995
Vicente de Carvalho

Adega da Costelinha / Adega do Seu Domingos
Praça Marco Aurélio, S/N - Vila da Penha

Bar da Amendoeira - Rua Conde de Azambuja, 881
 Maria da Graça

Bar O Original do Brás - Rua Guaporé, 680
Brás de Pina

sexta-feira, 12 de março de 2010

SENAC Rio - Novas Turmas - Gastronomia, Gestão e Hotelaria

Próxima turma de Chef Executivo de Cozinha
24/05/2010 a 18/03/2011 (2ª,3ª, 4ª, 5ª e 6ª) 13h às 17h

Parcelamos em 13 vezes no cheque, para inscrições até o dia 30/03/2010.
Informações.: 2432-1600

GASTRONOMIA

Pizzaiolo Gourmet / Churrasqueiro Gourmet / Cozinha Japonesa - Pratos Quentes

20/03 a 08/05/2010 (sábados) 13h às 17h
27/03 a 15/05/2010 (sábados) 8h às 12h
08/04 a 29/04/2010 (5ª e 6ª)13h às 17h

2* x R$ 190,00 / 2* x R$ 185,00 / 2* x R$ 220,00


Cozinha Japonesa - Sushi / Confeitaria Básica / Confeitaria Clássica

20/04 a 04/05/2010 (3ª, 4ª e 5ª) 18h às 22h
19/04 a 04/05/2010 (2ª e 3ª) 13h às 17h
17/05 a 01/06/2010 (2ª, 3ª e 4ª) 18h às 22h

2* x R$ 285,00 / 2* x R$ 190,00 / 2* x R$ 257,50


Cake Design / Cozinha para o dia a dia / Panificação Básica

08/06 a 23/06/2010 (3ª, 4ª e 5ª) 13h às 17h
12/04 a 14/04/2010 (2ª, 3ª e 4ª) 13h às 17h
17/06/2010 a 02/07/2010 (5ª e 6ª) 8h às 12h

2* x R$ 270,00 / 2* x R$135,00 / 2* x R$ 175,00


Cupcakes / Chef Executivo de Cozinha

05/05 a 07/05/2010 (4ª, 5ª e 6ª) 13h às 17h
24/05 a 18/03/2011 (2ª,3ª, 4ª, 5ª e 6ª) 13h às 17h
* Parcelamento somente para pagamento


2* x R$ 110,00 / 10* x R$ 1.030,00 em cartão de crédito.



GESTÃO


Auxiliar de Pessoal

06/04 a 24/08/2010 (3ª e 5ª) 13h às 17h

4 x R$160,00



TURISMO E HOTELARIA

Organizador de Eventos


03/05 a 20/08/2010 (2ª, 4ª e 6ª) 13h às 17h

5 x R$198,00



Senac Marapendi
Tel.: (21) 2432-1600
Av. das Américas. 3959 - Cobertura
Shopping Marapendi - Barra Tijuca - RJ



quinta-feira, 11 de março de 2010

O melhor Pão de Açúcar do Rio...e de comer !!!


Garcia & Rodrigues vence concurso “Pão de Açúcar do Rio”


Criação do chef Christophe Lidy é eleita para representar o pão oficial da cidade





Participaram do concurso chefs padeiros com atuação de destaque na capital, que foram selecionados pela curadora, a jornalista Alice Granato. Entre eles Escola do Pão, Brasserie Rosário,Talho Capixaba, Le Pain du Lapin, Casa da Táta, Traiteurs de France, Canto do Pão, Paneteria Degustações e o Garcia & Rodrigues, ganhador do concurso.

A criação do chef Christophe Lidy levou massa folheada que reproduziu em miniatura as formas dos morros Pão de Açúcar e Morro da Urca, recheio de compota de maçã e por fora, crocante de castanha de caju com açúcar.



“Estou muito feliz e orgulhoso por ter criado algo que será representado no Rio de Janeiro e também no Brasil como um símbolo gastronômico para pessoas do mundo inteiro. A idéia do concurso não poderia ter vindo em momento mais oportuno para a auto-estima dos cariocas, que ainda comemoram a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016”, afirma o chef vencedor, Christophe Lidy.

Um júri formado por 20 integrantes, entre jornalistas e conhecedores da área, chefs de cozinha, formadores de opinião e cariocas ilustres votaram nas melhores criações. Foram avaliados critérios como ineditismo, sabor (doce ou salgado), textura, apresentação dos pães e também o pão com maior inspiração no cartão-postal. As opiniões dos jurados tiveram 70% de peso na decisão pelo melhor pão. Os outros 30% foram por voto popular pela internet, através do site www.bondinho.com.br .



“Com o evento, o ganhador terá sua receita reproduzida em diversas padarias da cidade e ainda terá a honra de ter criado o pão mais carioca do Rio”, afirma Maria Ercilia Leite de Castro, diretora geral do Bondinho Pão de Açúcar. Os pães que entraram na disputa também poderão ser comercializados pelos respectivos estabelecimentos participantes.





O pão vencedor, com a assinatura do chef ganhador, será vendido em padarias do Rio certificadas pelo SEBRAE - que atualmente está capacitando 30 micro e pequenas empresas panificadoras - e comercializado nos pontos gastronômicos do complexo turístico.



O Sebrae/RJ vê no concurso “Pão de Açúcar do Rio” a oportunidade de profissionalizar ainda mais o ramo de atividade na cidade. “O Estado do Rio tem aproximadamente seis mil padarias e o concurso é uma das ações do projeto de panificação e confeitaria do estado do RJ que tem como foco fortalecer as micro e pequenas empresas panificadoras do Estado do Rio de Janeiro e é uma chance de ouro para que elas se capacitem a funcionar com foco nas melhores práticas do mercado”, afirma Renato Regazzi, gerente da Área de Desenvolvimento Industrial do Sebrae/RJ.

Garcia & Rodrigues

Avenida Ataulfo de Paiva, 1251
Rio de Janeiro
(+21) 2512-8188