Amigos Botequeiros, está chegando a hora de conhecer o guia estrelado, literalmente, o Guia Rio Botequim 2010, editado pela Casa da Palavra e escrito e pesquisado pela unanimidade em pessoa, o Lorde dos Botecos, Guilherme Studart.
Pegando carona no furo de reportagem do meu amigo, excelente jornalista e botequeiro de carteirinha, Joaquim Ferreira da Coluna GENTE BOA do Segundo Caderno do O GLOBO, faço repercurtir
os 9 bares que receberam a apontuação máxima do Guia, ou seja,
as 3 estrelas.
O Oscar dos Botecos Cariocas. São Eles:
Aconchego Carioca (Praça da Bandeira)
Adonis (Benfica)
Bar Lagoa (Lagoa - Ipanema)
Bracarense (Leblon)
Cervantes (Copacabana)
Jobi (Leblon)
Nova Capela (Lapa)
O Original do Brás (Brás de Pina)
Pavão Azul (Copacabana) Devemos parabenizar ao Guilherme pela idéia, concepção e execução, valorizando assim um dos ícones da cultura carioca, a cultura suburbana dos botequins, quase perdida, mas resgatada e que cresce com os Festivais e com as Caravanas.
Parabéns Botequeiros, Donos de Botequim, Jornalistas gastrônomicos, Chefs que comparecem e valorizam a baixa gastronomia, ao Guilherme, a Casa da Palavra e aos Patrocinadores.
Como é de conhecimento de todos, frequento normalmente todos os bares listados acima. Na sexta estive até 05 horas da manhã com Chico da Curimba comendo um Filé Parmegiana a francesa no Capela, após saírmos do Samba da Laje no Santa Luzia. Minhas queridas amigas Kátia e Rosa do Aconchego, com maõs mágicas para fazer delícias e gestão de negócio. Ao meu amigo e ex-vizinho Antero do Adonis. A família Tomé, Dona Rosa, Seu Carlos, Carlinha e o legado importante deixado pelo meu itmãozinho Cadu. Manoelzinho do Jobi, meu companheiro lusitano e de deliciosos vinhos. A guerreira Dona Vera do Pavão Azul, que acaba de ampliar a sua casa. Quem não conhece a história dessa mulher, conheça então, pois é linda, emocionante e um case de perseverança.
O CAÇULA ESTRELADO - Bar O Original do BrásE por fim, não nego que minha segunda casa é o Original, o Bar O Original do Brás,que resgatou a cultura de boteco no coração do subúrbio carioca, onde Brás de Pina pescava baleias, hoje bebemos Original cú de foca, não é meu irmão-pai Zé Carlos ?
Quero nominalmente citar a equipe desse Doce Refúgio, o caçula dos botecos, pois fará 5 anos no dia 08 de dezembro de 2009.
José Carlos, Dona Zilma, Dona Tereza, Andréa, Junior, Anne, Mônica e os Clientes e Amigos fiéis e parceiros em todos os momentos.
Parabéns Zé e equipe !!!
Continuando pegando carona nos furos do Joaquim, iremos conhecer agora os 15 bares honrados em receber 2 estrelas do Guia Rio Botequim 2010.
Os 15 bares que receberam pontuação diferenciada e se destacaram no Guia, ou seja, as 2 estrelas, são:
Academia da Cachaça (Leblon e Barra)
Adega Pérola (Bairro Peixoto)
Bar Brasil (Lapa)
Bar da Amendoeira (Maria da Graça)
Bar do Mineiro (Santa Teresa)
Bar Luiz (Centro)
Bar Urca (Urca)
Buteco Casual ( Centro)
Caneco Gelado do Mário (Niterói)
Chico e Alaíde (Leblon)
Cosmopolita (Lapa)
Enchendo Lingüiça ( Grajaú)
Lamas (Flamengo)
Paladino (Centro)
Villarino ( Centro)
Como é de conhecimento de todos, frequento normalmente todos os bares listados acima. Parabéns aos Léos da Academia da Cachaça, campeão do Comida di Buteco de 2009, excelente casa, ótimo serviço, comida no padrão e cachaças, cachaças e cachaças. À família do Dr. Cesar do Amendoeira, que conseguiu segurar a onda e manter viva aquela amendoeira, um marco da resistência do subúrbio carioca. Foi onde eu conheci botequim com o Seu Wilson Cadinha, meu Pai.
Ao Palladino e suas emeletes, pricipalmente e de bacalhau e a mista. Ao Seu Mário, o homem que faz de batida de coco a muqueca de cherne, uma das melhores casas que conheço. Saúde pro Seu Mário. Á simpática, risonha e mágica na cozinha, Alaíde, a cozinheira de boteco mais conhecida no mundo e agora empresária. Ao Chico, empresário e maratonista, sabiam disso ??? O Chef Santos, chef de respeito, faz uma alheira dos Deuses Alentejanos.
Ao Bar Urca que possui a melhor vista do mundo, ainda mais com uma cerveja gelada e um caldinho de frutos do mar. Angela do Bar do Mineiro, uma guerreira, que feijoada hein ?! Ao meu amigo Gustavão do Bar Brasil, pra mim, o melhor Chopp do Rio. Ao mais novo integrante da família original, grande Luiz, empreendedor e engajado na cultura de boteco.
E por fim aos meus irmãos Fernando e Claudio do Enchendo Linguiça, o melhor botequim do Rio pela TDB O Dia RedeTV! O cara enche linguiça de verdade e com habilidade. A casa mais simpática do Rio.