sexta-feira, 15 de abril de 2011

:: Um boteco japonês ::

Especializado em saquê, o Itigo Sake House é o lugar ideal para aquela happy hour diferente com a galera e curtir um barzinho japonês


O primeiro detalhe inusitado do Itigo é que ele fica nos Jardins. Entrar no izakaya já chama a atenção logo de cara. O ambiente, menor do que os bares que conhecemos acomoda, no máximo, 45 pessoas. "No Japão, os izakayas têm 30 lugares", diz Ana Toshimi, uma das sócias do Itigo e especialista em saquês. Outra diferença  está no tamanho das porções: como são menores, você e seus amigos que vão ao bar para um happy hour, por exemplo, podem pedir várias delas e todos acabam provando um pouco de tudo. "Elas podem ser compartilhadas", explica.




Para ser ainda mais inusitado, o Itigo foge ao rótulo de restaurante japonês. Embora ofereça sushis e sashimis, "porque as pessoas acabam pedindo", como afirma Ana, não espere encontrar o famoso rodízio de pratos dessa culinária. Até mesmo os petiscos não são totalmente japoneses. Entre um dos pratos mais pedidos da casa, está o peruano ceviche e uma espécie de rolinho primavera vietnamita.

 



Mas a estrela da casa, o saquê, está em lugar de destaque. O Itigo (que, em japonês, significa uma dose padrão da bebida) tem uma carta com mais de 30 rótulos diferentes do tradicional destilado de arroz. Para quem quer experimentar as várias marcas, o bar preparou dois tipos de degustação. A primeira traz saquês de sabores secos, suaves e encorpados. A segunda é mais elaborada e mostra a diferença entre as marcas normais, premium e super premium. "Quanto mais polido é o arroz, mais amido ele tem e mais refinado fica o saquê", ensina Ana.

Já pensou em ir a um bar japonês? Provavelmente sim e você também pensou que teria de sair do país para isso. Guarde o passaporte: o Itigo Sake House, além de ser um izakaya - um típico boteco japonês, localizado nos Jardins, é também uma das únicas casas especializadas em saquê de São Paulo.

Ela também ajuda os consumidores a escolher a melhor marca e a notar a diferença que os saquês imprimem no paladar. Apesar disso, se você gosta do clima descolado mas não é chegado em saquê nem em comida japonesa, o Itigo também oferece cervejas, coquetéis e refrigerantes. 

Itigo Sake House 
Alameda Lorena, 871 Jardim Paulista - São Paulo
http://www.itigo.com.br/ 

:: Arribando com uma Paloma, Michelada, Mezcal, Tepache e Tejuino ::

Se você perguntar para algum mexicano qual é o coquetel de tequila mais tomado no seu país, a resposta será surpreendente.




Nada de Margarita, que  é a mais famosa: a resposta será "Una Paloma". O drinque é uma mistura simples: uma dose de tequila com suco ou refrigerante de toranja (uma espécie de laranja muito consumida no México), e é refrescante e saboroso.

Já a Michelada é uma bebida surpreendente ao gosto dos brasileiros. Batizada em homenagem ao seu criador, o general Don Augusto Michel, da cidade de San Luis Potosi (a aproximadamente 360km da Cidade do México), é uma espécie de cerveja temperada. Em um copo de gelo, ele colocava suco de limão, sal, molho shoyu, pimenta do reino, chilli e tabasco. Quem via ficava curioso e pedia também, e acabou virando um sucesso !





E, se você achou essa mistura meio estranha, tente provar o Mezcal. Produzido com agave, mesma planta da tequila, ele é servido com um verme vivo. É isso mesmo: bebida para gente corajosa! Claro que esse bichinho não faz mal a saúde. Ele vive na própria planta de agave e deve ser engolido junto com o trago. Observação: nada de mastigar!

Para dar uma amenizada no paladar, vamos falar agora sobre o Tepache e o Tejuino.  O primeiro é feito com o núcleo e a casca do abacaxi, açúcar mascavo e canela fermentados por três dias.  Depois um pouco de cerveja é usada para cortar a doçura. Parecido com um licor, ele tem um toque diferente. Já o Tejuino tem baixo teor alcoólico, bem baixinho mesmo - até as crianças tomam por lá - é feito com uma bebida fermentada a base de milho, suco de limão e servido com uma pedra ou bola de gelo.

Ah, a Margarita? Essas vocês já conhecem!

No Brasil, encontre esses drinques e muito mais no PEPPERS Bar - Rua Domingos de Morais, 2330 - Vila Mariana - São Paulo - Tel.: +5511 5573-4733 -http://www.peppersbar.com.br/