quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

:: Tequila José Cuervo Platino Reserva de La Familia - o melhor sabor do mundo é azul ! ::

A destilaria Jose Cuervo, líder do mercado mundial de tequilas e mais antiga destilaria no mundo, lança no Brasil o seu rótulo ultra premium Jose Cuervo Platino Reserva de La Familia



:: A bebida é considerada a tequila silver, isto é, que não passa por processo de envelhecimento, com o melhor sabor do mundo. Em um teste cego conduzido pelo respeitado Beverage Tasting Institute, a Platino recebeu 96 pontos, nota considerada “superlativa” pelo instituto – e a pontuação mais alta jamais alcançada por uma tequila em toda a história.

O rótulo faz parte da Reserva de la Familia – safras especiais que eram guardadas pela família Cuervo para consumo próprio e para presentear os amigos. O sabor suave da Platino se deve à matéria-prima selecionada e ao processo único de destilação da bebida, a ‘Esencia de Agave’. Com esse método exclusivo, um segredo da família Cuervo, é possível reter muito mais as notas de Agave Azul que são a principal característica das tequilas, resultando em um sabor excepcional.

Apenas os miolos dos Agaves Azuis mais maduros, com dez anos de idade ou mais, são utilizados na fabricação. Por isso, não é possível extrair grandes quantidades da chamada ‘Esencia’, que concentra o sabor característico da tequila Platino. 
 
Isso faz do destilado um produto de safra limitada, e cada garrafa é numerada individualmente à mão com o número de série e a data da produção.

O cuidado artesanal na fabricação da Platino também se reflete em sua embalagem. As garrafas são feitas com vidro azul soprado, uma tradição do México, mergulhadas em cera azul e seladas à mão com o brasão da família Cuervo. O toque final fica por conta da elegante caixa de madeira azul feita à mão onde a bebida é acondicionada. A bebida será vendida apenas em lojas selecionadas e casas noturnas. Por conta de seu sabor único, sugere-se que a Platino seja consumida em drop shots.
 
 
:: Ingredientes e produção

Toda tequila, por exigência de uma lei de controle de origem estabelecida em 1970, deve ser produzida com pelo menos 51% de Agave Azul. A planta, da família dos lírios, cresce nos solos vulcânicos dos altiplanos do México, a 1.500 metros de altura. Os agaves demoram de oito a dez anos para poderem ser colhidos, quando estão no auge da concentração de amidos em seu miolo, a chamada piña de algave. As piñas, que pesam de 20 a 90 quilos, são processadas no vapor e depois moídas para a extração dos amidos, que são em seguida destilados duas vezes para produzir a tequila.

A bebida é classificada de acordo com o tempo de descanso em barris de carvalho, podendo ser silver ou branca (até dois meses de envelhecimento), ouro ou reposado (até um ano de envelhecimento), añejo (mais de um ano de envelhecimento) ou extra añejo (mais de três anos de envelhecimento).

Todos os produtos da Jose Cuervo são fabricados na cidade de Tequila, no estado mexicano de Jalisco. Para a produção da Jose Cuervo Platino Reserva de La Familia, a Jose Cuervo utiliza 100% de Agave Azul selecionado, todos com pelo menos dez anos de vida e cultivados nas fazendas da empresa. O resultado pode ser equiparado aos uísques single malt, ou seja, os mais puros disponíveis no mercado.

:: Notas de degustação da tequila Jose Cuervo Platino Reserva de La Familia

Cor: Transparente, com reflexos prateados.

Olfato: Notas amadeiradas de baunilha e caramelo, Notas de tempero de cravo e anis, Notas frutadas de damasco, laranja e maracujá, Notas fortes de agave com um tom mineral; características leves e quentes no olfato, consistentes com o agave maduro.

Sabor:  Notas de tempero de cravo, pimenta branca e leve tom de canela, Notas frutadas de laranja no final, Notas de abacate e pimentão verde, com boa acidez, Final médio a curto, claro e sem calor ou amargor.


:: Test Drink - Wild Love
Ingredientes:
• 1 oz Tequila Prata
• 1/2 oz Rum Branco
• 1 1/2 oz Licor de Morango
• 1/2 oz Suco de Limão
• Suco de Laranja para completar
• Morango para decorar

Modo de preparo:
• Monte o coquetel direto no copo Highball com gelo
• Complete com o Suco de Laranja

O Wild Love é um coquetel refrescante. Seu sabor é forte e o gosto da Tequila se destaca com o licor de morango e o suco de limão.
 
:: Serviço
Jose Cuervo Platino Reserva de la Familia– R$ 160 (preço sugerido para a garrafa de 750 ml). Disponível nas lojas Empório Santa Maria, Casa Santa Luzia, Emporium Dinis, St. Marche, Varanda Frutas e Empório Frei Caneca (SP), Lidador (RJ), Verdemar(BH) e Perini (Salvador), entre outras.

SAC – tel. (11) 0800-7711600

Carlos Henrique Cadinha
gasTronomia de boTequim